THE 2021: EM define regras para Teste de Habilidade Específica que será realizado de modo remoto

O Teste de Habilidade Específica (THE), etapa obrigatória para ingresso nos bacharelados e na licenciatura da Escola de Música (EM), será realizado este ano de forma remota. Para o diretor de Ensino de Graduação, David Alves, a iniciativa constitui uma reposta criativa da instituição às repercussões sobre a vida acadêmica da crise sanitária provocada pela proliferação da COVID-19.

Nova experiência

Reprodução

Para David Alves, "a opção pelo THE remoto num quadro de crise sanitária mostra o compromisso da EM com a educação superior pública e de qualidade”

Acesse o edital, partituras e demais documentos do THE remoto.

EVENTOPERÍODO
Inscrição no endereço eletrônico www.acessograduacao.ufrj.brDas 10h do dia 08/02/2021 às 16h do dia 19/02/2021
Divulgação da listagem dos candidatos inscritos: www.acessograduacao.ufrj.br e em www.musica.ufrj.br/the2021Dia 23/02/2021, a partir das 14h
Avaliação das provas do THE, de forma remota e assíncronaDe 08/03/2021 a 12/03/2021
Divulgação do resultado no endereço eletrônico www.acessograduacao.ufrj.brEm data a ser definida
Documentos e partituras em www.musica.ufrj.br/the2021

Alguns ajustes foram necessários, revela. “Conteúdos programáticos tiveram que ser reduzidos para facilitar a realização das provas e outros, como ditado musical e solfejos, foram excluídos por conta das dificuldades técnicas e operacionais para sua implementação”.

O professor destaca o impacto dessas mudanças para os candidatos – “o THE remoto evita despesas com translado e estadia, o que ajuda especialmente os que moram fora da região metropolitana do Rio ou vivem em outros estados”. E acrescenta: “É uma nova experiência e avaliaremos cuidadosamente suas consequências, mas estamos confiantes de que é positiva, pois a alternativa seria o cancelamento do THE”.

Inscrições

O Edital (no 7/2021), que detalha os procedimentos do THE, estabelece que as inscrições estarão abertas entre 10h do dia 08 de fevereiro e 16h do dia 19 de fevereiro, horário de Brasília, em www.acessograduacao.ufrj.br

“Como os atendimentos da biblioteca estão suspensos, criamos uma página no sítio da EM, a partir da qual os candidatos poderão acessar todos os documentos referentes ao THE, incluindo as partituras das peças solicitadas”, afirma David Alves.

O teste será inteiramente remoto e assíncrono, com provas práticas realizadas através de vídeos das obras relacionadas nos programas definidos para cada curso no Anexo II do edital.

Serão aceitas apenas gravações com câmera fixa, em take único, deixando visível o rosto do candidato e com as peças executadas do início ao fim, sem interrupções. Estão vedadas edições ou manipulações audiovisuais.

A validade do THE é de três anos. Aprovados não precisam durante esse período prestá-lo novamente.

Provas

Os candidatos aos bacharelados terão de encaminhar vídeos da prova prática, com duração de até 10 minutos, exceção dos que concorram a Regência de Banda, Regência Coral e Regência Orquestral, que precisarão optar por um dos modelos especificados no Anexo II do edital.

A duração máxima do vídeo é de 3 minutos para os que almejam vagas na Licenciatura.

O Bacharelado em Composição exige ainda criação de uma peça original a partir de alguns elementos e sugestões musicais. A prova escrita estará disponível para download a partir do dia 05 de fevereiro.

Informações

Editais, partituras e demais documentos podem ser consultados em www.musica.ufrj.br/the2021. Mais informações, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PEÇAS PARA PROVA PRÁTICA

Bacharelado em Canto (Voz aguda)
Bacharelado em Canto (Voz aguda), playback
Bacharelado em Canto (Voz média)