Simpósio de Musicologia divulga programação

As Comissões Cientifica e Organizadora da nona edição do Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ divulgaram a programação do evento, que acontece de 13 a 17 de agosto na Escola de Música e integra as comemorações dos 170 anos da primeira instituição de ensino de música no Brasil. Segundo os organizadores, o Simpósio expressa o desejo de um “maior equilíbrio entre a produção artística e científica” da instituição.

mav03
 Maria Alice Volpe, presidente da Comissão Científica.

Sob tema “Música, Universidade e Socialização do Conhecimento”, promove amplo debate sobre os desafios da área, incluindo a trajetória histórica da área de Música nos vários níveis de ensino, suas projeções nos diversos espaços sociais e as perspectivas para a formação de novos perfis profissionais, sendo de especial apreciar estudos de caso do Brasil e da Ibero América.

Entre os tópicos que serão discutidos estão história do ensino musical no Brasil e na Ibero América; música e multidisciplinaridade / interdisciplinaridade / transdisciplinaridade; dinâmicas de ensino e aprendizagem; música e políticas de inclusão desafios para a formação profissional; espaços e expectativas de atuação profissional; música e mercado; instituições musicais; patrimônio e acervos; conhecimento e poder; estratégias discursivas na relação entre arte, cultura e ciência; políticas científicas e culturais; gestão cultural; socialização de conhecimento por meio de projetos colaborativos.

São três conferências, 24 comunicações, diversos relatos de experiência, oficinas, mesas e uma gama de outras iniciativas. Com destaque para ece o curso de extensão  'Pedagogia da História da Música Brasileira para a Educação Básica', voltado para a capacitação e educação continuada de professores da rede pública.

palestrantessimposio2018
 Palestrantes. Da esq. para dir., Maura Penna (UFPB), Claudia Castro (MVL) e Edilson Lima (UFOP).

Baixe a programação detalhada do Simpósio e o livro de resumos.

O livro de resumos e os anais com a versão integral dos trabalhos, publicados em formato digital, serão disponibilizados gratuitamente nos sites institucionais.

A Comissão Científica do Seminário é composta por Maria Alice Volpe (UFRJ), presidente; Andréa Albuquerque Adour da Câmara (UFRJ), coordenadora de submissões SIM-UFRJ; Alberto Pacheco (UFRJ); Aloysio Fagerlande (UFRJ); André Cardoso (UFRJ); Antonio Augusto (UFRJ); Thelma Sydenstricker Álvares (UFRJ); Edilson Vicente de Lima (UFOP); Luis Merino Montero (Universidad de Chile) e Mário Vieira de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa). Já a Comissão Organizadora é integrada por Maria José Chevitarese (UFRJ) e Maria Alice Volpe (UFRJ), presidentes; Pauxy Gentil Nunes (UFRJ); Marcelo Jardim (UFRJ); Beth Villela (UFRJ); Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ) e Priscila Araújo Farias (OSN-UFF)