EM Promove curso de Pedagogia da Música Brasileira

De 13 a 17 de agosto, durante o IX Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, a Escola de Música oferecerá o curso de extensão 'Pedagogia da História da Música Brasileira para a Educação Básica', voltado para professores da Educação Básica. Os interessados podem consular a ementa e demais informações no box a seguir. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário online.

PEDAGOGIA DA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Rio de Janeiro, 13 a 17 de agosto de 2018

Foto: Ana Liao
 mariaalicevolpeencerramento
 Maria Alice Volpe, coordenadora do curso.

Maria Alice Volpe, coordenadora
Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII), coordenador pedagógico Núcleo Pedagógico
Mário Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ e CPII)
Mario Ferraro (CAp-UFRJ)
Anna Cristina Cardozo Fonseca (CPII)
João Miguel Bellard Freire (UFRJ)

Ementa

O curso de extensão 'Pedagogia da História da Música Brasileira para a Educação Básica' será realizado durante o IX Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, que celebra os 170 anos da Escola de Música. O curso de capacitação / educação continuada é voltado para professores da Educação Básica e visa a integrar aos conteúdos curriculares, em suas diversas áreas de conhecimento, as noções sobre a história da música brasileira, concebida em suas imbricações entre o popular e o erudito.

Tem como principais objetivos: orientar a discussão para eixos temáticos relevantes nos diversos períodos históricos da música brasileira; instrumentalizar os professores quanto aos materiais didáticos existentes; e estimular a elaboração de novas estratégias e recursos pedagógicos interdisciplinares.

As pesquisas sobre a música brasileira, em suas perspectivas históricas, sociológicas, antropológicas e estético-estilísticas têm tido substancial avanço nas últimas décadas. Entretanto, esse conhecimento tem atingido apenas precariamente os conteúdos curriculares da Educação Básica. Torna-se contundente promover a socialização dos resultados dessas pesquisas desenvolvidas na universidade. Considerando-se sobremaneira a carência de material didático para o ensino da Música Brasileira em níveis fundamental, médio e superior, este curso de extensão contribui para a sensibilização de preencher a lacuna no setor.

Considerando-se ainda o contingente significativo de alunos e egressos dos cursos de Licenciatura em Música e também dos cursos de Pós-graduação em Música da UFRJ com atuação sistemática como professores da rede pública de ensino, como é o caso do Colégio Pedro II e do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), torna-se oportuno catalisar esses vetores de cooperação interinstitucional. Esta proposta torna-se ainda mais relevante e especialmente propícia, neste momento em que a UFRJ implementa o 'Complexo de Formação de Professores' (CFP), um espaço de inserção e atuação da universidade na Educação Básica, priorizando a formação inicial e continuada de professores nos mais diversos níveis e instituições de ensino.

Fundamentação teórica

Aliar os conceitos da História Cultural à Pedagogia Musical por meio da leitura crítica de autores de ambas as áreas de conhecimento, para que as inter-relações sejam construídas em processo dinâmico que contemple os diversos posicionamentos diante das possibilidades de conteúdos curriculares, tomando-se como princípio fundamental da Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire e a Pedagogia da Cooperação, que tem sido debatida por diversos autores em torno das iniciativas da UNESCO (2013).

Objetivos

• Oferecer um balanço atual sobre o estado de conhecimento sobre a Música Brasileira
  • Apresentar as principais ferramentas de pesquisa bibliográfica das publicações acadêmicas e materiais audiovisuais
  • Discutir os campos temáticos potencializados pelas pesquisas recentes sobre a Música Brasileira
  • Orientar a discussão para eixos temáticos relevantes nos diversos períodos históricos da música brasileira.
  • Instrumentalizar os professores quanto aos materiais didáticos existentes e estimular a elaboração de novas estratégias e recursos pedagógicos.

Metodologia

• aulas expositivas sobre o potencial multidisciplinar da música brasileira + de sessão de debates
  • relatos de experiência
  • oficinas de construção de material didático