176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

PROMUS 2021: Processo seletivo será remoto

O Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) publicou edital (No 402/2020) em que define os procedimentos para seleção de candidatos a aluno regular do seu Mestrado Profissional, ingresso em 2021. Está será a sexta turma do Programa, criado no final de 2015.

O objetivo do PROMUS é formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música, especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto.

PROMUS 2021

 Foto: Roosevelt Rodrigues Mota
 promus2019x600
  
 

Baixe o edital do processo seletivo e o modelo de formatação de anteprojeto, disponível em português, inglês e espanhol.

Desta vez a seleção será realizada integralmente de forma remota. A experiência com a pandemia do coronavírus, que impactou fortemente o cotidiano acadêmico e administrativo da universidade, contribuiu para adoção do formato, afirma o coordenador do PROMUS, Aloysio Fagerlande.

“Ao seguir todas as recomendações da UFRJ para seus cursos de Pós-graduação, o PROMUS se adaptou muito bem à forma remota de ensino. Certamente o ensino presencial não pode nem deve ser suprimido, mas as ferramentas que aprendemos a utilizar durante o período de isolamento social abrem novas possibilidades”, destaca.

O professor espera que a adoção de procedimentos remotos facilite o acesso dos candidatos. “Embora tenhamos um crescimento na procura a cada ano, esse sistema poderá proporcionar uma participação ainda maior de interessados, que não precisarão mais se deslocar”, disse.

Entusiasmado com a experiência, Fagerlande assegura que o PROMUS não teme a inovação. “Tenho certeza de que em nenhum momento da nossa trajetória o Programa ficou engessado – a inovação e a renovação sempre estiveram presentes. A autoavaliação também. Cada turma impulsionou nossos conteúdos; e fomentou debates sobre o curso, suas necessidades, seus pontos fortes e, em especial, sobre aspectos de nossa prática que deveríamos melhorar”, afirma.

Inscrições

Abertas das 7h do dia 11 às 23h59 de 30 de janeiro, as inscrições deverão ser efetuadas via formulário eletrônico, que estará habilitado apenas durante esse período. Para preenchê-lo e anexar a documentação solicitada o candidato precisará de uma conta gmail.

Podem participar graduados em instituições nacionais ou estrangeiras, com diploma registrado ou revalidado; portadores de certificados de conclusão de curso de graduação, acompanhados de histórico acadêmico oficial com data de colação de grau; e portadores de declarações emitidas por secretarias acadêmicas, atestando que o candidato encontra-se em fase final de curso de graduação.

Ao todo, serão oferecidas 20 vagas para as duas linhas de pesquisa − Processos de Desenvolvimento Artístico e Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências. Desse total, três serão destinadas para ações afirmativas (negros, indígenas ou pessoas com deficiência), três para o acordo de cooperação com a Associação Orquestra de Barra Mansa (AOBM) e duas para o acordo de cooperação com a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA).

Os candidatos às vagas para cotas e acordos de cooperação disputarão também as de ampla concorrência.

Anteprojeto e vídeos

Além dos documentos detalhados no edital, os interessados precisam anexar, em formato PDF, o anteprojeto de pesquisa. O texto deverá adotar o modelo disponível no site em português, inglês e espanhol

Também é necessário que o candidato encaminhe link para vídeo de apresentação, com 5 a 8 minutos de duração, no qual apresente sua trajetória profissional e justifique sua candidatura; e para um ou mais vídeos artísticos, com duração total de 10 a 20 minutos, com repertório de livre escolha condizente com a proposta de pesquisa.

Provas

As provas aplicadas aos candidatos serão as seguintes: avaliação do anteprojeto (10%, peso); avaliação do currículo Lattes (10%); avaliação do vídeo de apresentação (10%); avaliação do vídeo artístico (30%); e avaliação de defesa de anteprojeto (40%).

As avaliações do anteprojeto, do currículo Lattes, do vídeo de apresentação e do vídeo artístico serão feitas de forma remota e assíncrona, entre os dias 1 e 7 de março, por parecer elaborado pela comissão avaliadora da seleção, integrada por docentes do PROMUS. A defesa de anteprojeto, por sua vez, será realizada de forma remota e síncrona, entre os dias 8 e 13 de março, em plataforma de videoconferência a ser indicada.

A nota final será a média ponderada das provas. Candidatos que faltarem a uma delas serão desclassificados. O resultado das provas será divulgado em 25 de março e o resultado do processo seletivo publicado no dia 30 de março. O PROMUS não se obriga a preencher todas as vagas.

Calendário

ATO ACADÊMICOPERÍODO
JANEIRO DE 2021
INSCRIÇÕES11 a 30 de janeiro de 2021
FEVEREIRO DE 2021
Análise das Inscrições1 a 4 de fevereiro de 2021
Reunião para homologação das candidaturas8 de fevereiro de 2021
Divulgação do resultado preliminar da homologação das candidaturas9 de fevereiro de 2021
Interposição de recursos do resultado da homologação das candidaturas10 e 11 de fevereiro de 2021
Reunião para Análise dos Recursos do resultado da homologação das candidaturas18 de fevereiro de 2021
Prazo máximo de resposta aos recursos do resultado da homologação das candidaturas19 de fevereiro de 2021
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA HOMOLOGAÇÃO DAS CANDIDATURAS23 de fevereiro de 2021
MARÇO DE 2021
Provas classificatórias de Avaliação do Anteprojeto, Currículo Lattes e Vídeos (apresentação e artístico) – avaliação realizada de forma assíncrona e remota pela comissão avaliadora.  1 a 7 de março de 2021
Prova classificatória de Defesa de Anteprojeto – avaliação realizada de forma síncrona e remota pela comissão avaliadora.8 a 13 de março de 2021
Divulgação dos resultados das provas classificatórias e Divulgação do resultado preliminar do PROCESSO SELETIVO15 de março de 2021
Interposição de recursos do resultado das provas classificatórias e do resultado preliminar do processo seletivo16 e 17 de março de 2021
Reunião para análise dos recursos das provas classificatórias e do resultado preliminar do processo seletivo24 de março de 2021
Prazo máximo de resposta aos recursos das provas classificatórias e do resultado do processo seletivo25 de março de 2021
Divulgação do RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO25 de março de 2021
Interposição de recursos ao RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO26 e 27 de março de 2021
Reunião para análise dos recursos ao RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO e homologação do RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO30 de março de 2021
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO30 de março de 2021

 Informações

Informações sobre o Programa e o processo seletivo podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)