Africanias: Prorrogado prazo para submissão de trabalhos

A coordenadora-geral do evento, Andrea Adour, informou hoje (05) que o prazo final para submissão de trabalhos ao I Congresso Africanias foi ampliado para 10 de agosto. Marcado para setembro na Escola de Música, o Congresso, que engloba também a III Jornada Africanias, discutirá o tema “Escritura e Oralidade” em relação com diversos campos da música.

2019cartazafricanias

Normas para submissão de trabalhos.

A ideia é aproximar pesquisadores, intérpretes e discentes, assim como a comunidade externa, a partir da realização de palestras, mesas redondas, comunicações científicas e apresentações artísticas.

As  inscrições devem ser feiras pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As normas de apresentação de trabalhos e demais informações podem ser consultadas aqui.

Origem do termo

O termo africania, explicitado por Yeda Pessoa de Castro, “designa o legado linguístico-cultural negroafricano … que se converteu em matrizes partícipes da construção de um novo sistema cultural e linguístico que, no Brasil, se identifica como brasileiro”. Diversos povos africanos provenientes de diferentes etnias, línguas e culturas, que aqui se encontraram, entoaram seus cantos e construíram seus instrumentos, manifestando sua presença em sons no novo mundo. Desde o século XVI há documentos e relatos que apontam o encantamento provocado por esta cultura nos relatos dos viajantes. O encontro entre tais saberes e a música de origem europeia foi campo de interesse de diversos compositores, em diferentes gêneros e estilos musicais e possibilitou a composição de amplo repertório onde podemos perceber o eco da presença africana.

A iniciativa do Congresso é do Grupo de Pesquisa Africanias UFRJ, que propõe a compreensão da presença africana nos diferentes gêneros da música brasileira, através do estudo sistemático, contando com a participação de pesquisadores de diferentes áreas e instituições.