XXX Panorama da Música Brasileira Atual reabre inscrições

O XXX Panorama da Música Brasileira Atual divulgou recentemente sua abertura de chamada de obras. A nova edição acontecerá nos dias 24 a 28 e 31 de outubro de 2022. As inscrições podem ser realizadas até 18 de julho.

D2022panoramadentroe periodicidade bienal, o festival é organizado pelo Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ e constitui uma das mais expressivas mostras de música brasileira contemporânea, apresentando, há mais de 30 anos, estreias de obras de compositores brasileiros em âmbito nacional.

A primeira chamada de obras para o evento ocorreu em 2020, mas tendo em vista a impossibilidade de sua realização em função das restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19, a organização do evento optou pela reabertura das inscrições até 18 de julho mediante uma chamada complementar. De tal forma, caso os compositores desejem realizar uma nova submissão de obra, através de nova inscrição, a inscrição anterior será desconsiderada. Do contrário, as inscrições anteriores seguirão mantidas.

A chamada contempla diversas modalidades: solo vocal ou instrumental; duo de canto e violão; Grupo de Percussão da UFRJ; quarteto de cordas; quinteto de sopros; conjuntos de sax (duos, trios, quartetos); coro misto a capella ou com acompanhamento de piano; orquestra de sopros; camerata de cordas dedilhadas (bandolim, cavaquinho, requinto, viola caipira, violão de seis cordas e violão de sete cordas); conjunto de câmara. Uma novidade desta edição é que ela contemplará também a inscrição de obras eletroacústicas, abrangendo composições acusmáticas, mistas (para um instrumento/ voz solista e eletrônica) ou audiovisuais.

A escolha de intérpretes será feita pela Comissão da Chamada de Obras, podendo o compositor indicar a participação de um intérprete de sua preferência, e incluirá, sempre que possível, grupos estáveis da Escola de Música da UFRJ

Podem participar compositores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros residentes no país.

As inscrições devem ser feitas através do link a seguir: https://forms.gle/RSL2tsfdAVp3gv3s5

Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para o mesmo email.