Videoconferência: o naipe de clarinetas

Integrantes do naipe de clarinetas da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) e da Orquestra de Sopros da UFRJ realizam videoconferência em uma edição da série Presente aqui de casa.

O quarteto formado por Márcio Costa (1ª clarineta), Gabriel Peter (2ª clarineta), Igor Carvalho (3ª clarineta/requinta) e Thiago Tavares (clarone) executa e comenta excertos orquestrais da ópera A Valquíria, do compositor romântico alemão Richard Wagner (1813-1883), demostrando as potencialidades do instrumento e seus congêneres.

Naipe de clarinetas

Reprodução

Marcio Costa – Graduado pela UFRJ e Mestre pela UFBA, especializou-se na Hochschule für Musik em Karlsruhe (Alemanha) a convite do professor Wolfgang Meyer. Foi membro da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF de 2006 a 2017 com a qual realizou diversas gravações do repertório sinfônico brasileiro. Atualmente, é clarinetista da Orquestra Sinfônica da UFRJ e Clarineta solo da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Gabriel Peter – Graduado pela UFRJ, cursou dois semestres de sua graduação na Hochschule für Musik em Karlsruhe. Foi um dos vencedores do concurso para solista da OSUFRJ (2014). Em 2018, foi laureado no concurso internacional de clarinete Città di Chieri – Itália, obtendo o terceiro prêmio. Concluiu o mestrado na ESMAE – Portugal em 2019 sob a orientação do profº Nuno Pinto.

Igor Carvalho – iniciou seus estudos de música em Volta Redonda. Foi um dos vencedores dos concursos para jovens solistas da OSB Jovem e OSUFRJ, solando à frente de ambas orquestras. Venceu o prêmio Eleazar de Carvalho, edição 2009, que lhe ofereceu uma bolsa de estudos para se aperfeiçoar na Longy School of Music (Boston-EUA). Atualmente, integra a OPES e OSUFRJ e frequentemente atua no cenário camerístico carioca desenvolvendo um extenso trabalho em diversas formações.

Thiago Tavares – Começou seus estudos em Niterói na Banda de Música do colégio São Vicente de Paulo. Formou-se pela Escola de Música da UFRJ e fez mestrado no Conservatório de Rotterdam com especialização em clarone. Bacharel em música pela UFRJ,

Pablo Carrilho (edição) – Desde 2011 trabalha montando os documentários para o diretor Luís Nachbin. Editou séries e documentários que foram ao ar na TV Globo, GNT, Canal Brasil, SporTV, Canal Futura, entre outros. Entre os trabalhos de destaque mais recentes, estão as séries O Fenômeno MMA (TV Globo / SporTV / Combate), Canhotas (TV Globo / SporTV) e uma reportagem especial sobre a poluição em Ulan Bator, capital da Mongólia, exibida no Fantástico.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.