Um Novo Olhar: composições corais de Cézar Elbert falam de alegria e esperança

Serão lançadas nesta segunda-feira, dia 17 de maio, às 10h, as peças “Um bom momento para cantar”, “Menino gigante” e “Mensageiro da esperança”, criadas pelo compositor Cézar Elbert (foto) especialmente para a série Música Brasileira para Coro Infantil do projeto Um Novo Olhar, destinada a fornecer aos regentes desses grupos material didático e repertório de compositores brasileiros. O projeto faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Reprodução

As três peças de Cézar Elbert foram criadas para vozes iguais, acompanhadas por piano e, segundo o compositor, “refletem com frescor, alegria e jovialidade, a esperança na construção de um Brasil Gigante, de um mundo mais humano onde o amor e a amizade, a paz e a alegria estejam sempre presentes.” As peças estarão disponíveis no site www.umnovoolhar.art.br.

O autor

Compositor, arranjador e produtor musical, Cézar Elbert vem, há 30 anos, atuando em produções e arranjos para coros graduados, TV, rádio e gravações em CD e vídeo. Ele estudou com o maestro Mário Záccaro na Escola Municipal de Música de São Paulo e cursou Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Líbero.

Cézar escreveu mais de 500 canções e é compositor de hinos oficiais e comemorativos de colégios e empresas. Criou também diversos musicais temáticos: Natureza, Natal, Páscoa, Cidadania. Ele idealizou e tem se dedicado ao projeto sociocultural "Music for Hope-Brasil", com atuação no meio publicitário e em empreendimentos artísticos em instituições de ensino e cultura, em São Paulo e no Brasil.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.

SERVIÇO
Lançamento da coleção “Um bom momento para cantar”, “Menino gigante” e “Mensageiro da esperança”, de Cézar Elbert, no projeto Um Novo Olhar. Quando: 17 de maio de 2021, às 10h no site www.umnovoolhar.art.br. Após o lançamento, todo o material postado continua disponível no site.