Concerto com traços musicais de diferentes nações

O 3º concerto da 99ª temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ- OSUFRJ- tem como regente Marcelo Jardim, vice-diretor e diretor artístico da Escola de Música, que em seu currículo de maestro e arranjador exibe parcerias artísticas com Toquinho, Milton Nascimento, Beth Carvalho e Guilherme Arantes, assim como registra sua atuação por seis anos consecutivos no WASB- World Association of Symphonic Bands and Ensembles-, entre outras importantes atividades profissionais.

2023cartazx03No programa desse concerto, que será realizado no dia 5 de abril de 2023 às 19:00h, no Salão Leopoldo Miguéz da Escola de Música, serão executadas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, em formação de câmara com sopros, obras de Beethoven, Antonin Dvorak e Henrique Alves de Mesquita.

De Beethoven, a obra Octeto para sopros em Mi bemol maior op. 103 guarda a marca histórica de ter sido a última peça por ele composta, antes de deixar Bonn, sua cidade natal, na Alemanha. A Serenata op. 44, de Dvorak composta com base em temas de danças folclóricas traz à lembrança as bandas de música dos vilarejos tchecos, de seu país de origem. A obra Batuque, do compositor carioca Henrique Alves de Mesquita finaliza o concerto proporcionando a escuta da célula rítmica que é característica da habanera cubana, substrato musical que deu origem a várias outras formas de dança na América Latina, como informa o maestro André Cardoso.