UFRJ declara luto oficial após 200 mil mortes por COVID-19

Após o Brasil ter ultrapassado o número dramático de 200 mil mortes pela COVID-19 na última quinta-feira, 7/1, a Reitoria da UFRJ decidiu decretar luto oficial de três dias, a contar a partir desta sexta-feira, 8/1, em memória das vítimas, muitas delas da própria Universidade. Ficam proibidas celebrações, comemorações ou festividades na instituição até domingo, 10/1.

O Brasil já acumula mais de 7,9 milhões de casos da pandemia e é o segundo país do mundo com mais mortos pela doença causada pelo novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos. O mundo já soma mais de 88 milhões de casos e 1,8 milhão de pessoas que não resistiram à doença e morreram.

A Reitoria declarou que lamenta profundamente cada vida perdida. Muitos dos que se foram eram alunos, professores, técnicos-administrativos e terceirizados, constituindo perda inestimável à UFRJ. “Para além da quantidade alarmante de vidas ceifadas, o Brasil perde um pouco de si mesmo, da sua história, da sua gente”, lembra a reitora Denise Pires de Carvalho.