UFRJ abre consulta pública à sociedade para o Plano Diretor 2030

Está aberta, desde segunda-feira (5/7), consulta pública à sociedade sobre o Plano Diretor UFRJ 2030, instrumento básico que orientará o desenvolvimento da Universidade até 2030 nos planos físico-territorial e patrimonial, ordenando sua expansão e planejando a destinação e o uso de seus recursos em espaços e instalações.

A UFRJ convida toda a sociedade ao redor de seus campi para participar ativamente da construção deste instrumento coletivo, a fim de contemplar as necessidades dos mais diversos grupos que convivem com a Universidade. Qualquer pessoa interessada é bem-vinda a participar da consulta, que se encerrará em 6/8.

O Plano Diretor 2030 tem como guia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e nove princípios norteadores: visão estratégica e institucional; biossegurança; sustentabilidade socioambiental e econômico-financeira; acessibilidade; integração interna na UFRJ com a cidade; promoção do bem-estar, de convívio e de inclusão social por meio dos espaços físicos; construção coletiva; inovação e experimentação; e transformação digital.

Além disso, foram montados seis grupos temáticos para auxiliar na construção do PD2030: Diretrizes e Parâmetros Urbanos e Arquitetônicos; Meio Ambiente, Áreas Verdes e Infraestrutura Urbana; Mobilidade e Transporte; Patrimônio e Cultura; Segurança; e Recursos Financeiros, Cessões, Legislação e VivaUFRJ.

Mais informações e detalhes sobre a construção do PD2030 podem ser encontrados por meio do site www.planodiretor.ufrj.br.