Marca oficial da UFRJ é revitalizada

Depois dos 100 anos comemorados em 2020, a UFRJ, maior universidade federal do país, teve sua marca revitalizada. Até o início de abril, a Universidade utilizava a marca comemorativa do centenário, celebrado em setembro do ano passado, criada pelo professor Marcus Dohmann, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

Reprodução

Logotipo dos 100 anos da UFRJ, idealizado pelo professor Marcus Dohmann (EBA), previu diversas versões e uso em pautas de diversidade.

O trabalho de pesquisa para renovação da identidade visual foi desenvolvido pela Diretoria de Design & Tecnologia da Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ.

“Umas das necessidades percebidas pela equipe foi adequar a marca da UFRJ para uso em mídias digitais, integrando um sistema de design consistente. Foram muitos meses de planejamento e pesquisa desde 2019, incluindo recuperar a memória de propostas anteriores de redesenho da marca, sendo a mais recente do professor Dohmann, além de pesquisas com as comunidades interna e externa. Um grande desafio identificado por Dohmann é a heterogeneidade de usos de diferentes versões da marca, somando dezenas de variações. Por outro lado, nossa pesquisa indicou uma relação afetiva forte da comunidade com a Minerva”, destaca Claudia Mendes, diretora de Design & Tecnologia da Coordcom.

Reprodução

Marca revitalizada se adapta melhor ao universo digital..

“Enquanto desenvolvíamos o projeto pautados por essas questões, a pandemia provocou um redirecionamento nas comemorações do centenário da UFRJ. Adiamos o projeto mais ambicioso de redesenho, optando por reforçar a marca existente por meio de uma revitalização do desenho vetorial do brasão tradicional, além de criar uma nova assinatura tipográfica empregando uma fonte de uso livre, cuja excelente visualização em dispositivos digitais é ainda mais importante no contexto atual, no qual as atividades on-line frequentemente substituem as presenciais. Definimos também a cor primária da marca, em azul-escuro”, complementa Claudia.

A marca revitalizada em suas versões horizontal, vertical e tipográfica está disponível para download no portal da UFRJ aqui. Lá, também é possível conhecer as disposições legais para uso da marca da Universidade.

Reprodução

Manual de Identidade Visual é material que deve ser sempre consultado. O instrumento foi organizado pela Coordcom após longa pesquisa..

Na mesma página, a Coordcom disponibilizou o Manual de Identidade Visual, apresentando as variações possíveis e orientando a aplicação da marca, que deve ser adotada em substituição à marca comemorativa dos 100 anos, como já foi feito no portal da UFRJ e em outros sites administrados pela Coordcom. A Reitoria enviou, inclusive, ofício aos diretores de unidades e decanos dos centros universitários da UFRJ orientando sobre o uso da marca.

O Manual contém parâmetros normativos para o uso do conjunto de assinaturas projetado para a UFRJ. As normas e recomendações visam garantir que as assinaturas se mantenham em situação de bom funcionamento, com legibilidade e constância nas suas formas e cores, além da integridade visual de todos os seus elementos. O material também oferece indicações para a utilização de cada assinatura e suas variações em diferentes peças de comunicação.

“O próximo projeto é aplicar a nova marca em templates de peças gráficas, como documentos, apresentações, entre outros, que serão disponibilizados para a comunidade interna na Nuvem UFRJ”, finaliza a diretora de Design & Tecnologia da Coordcom.

)

No Festival do Conhecimento 2021 – Futuros Possíveis, Claudia Mendes e Marcus Dohmann participaram da mesa A Minerva da UFRJ: o rosto de uma deusa que se atualiza ao ultrapassar os 100 anos. Nela, eles debateram sobre a marca comemorativa do centenário e a revitalização da marca da Universidade. Assista: