UFRJ se mantém como a melhor universidade federal do Brasil, aponta ranking

Pela décima vez consecutiva, de acordo com a pesquisa realizada pelo Center for World University Rankings (CWUR), a Universidade Federal do Rio de Janeiro figurou novamente como a melhor universidade federal do Brasil. Com este resultado, a Minerva se manteve na terceira colocação geral do país e na quarta posição dentre as melhores universidades latinoamericanas, sendo reconhecida como uma das potências de ensino superior do continente.

Para chegar a essa classificação, o ranking internacional examina as instituições a partir de quatro fatores: corpo docente (10%), educação (25%), empregabilidade (25%) e pesquisa (40%). Neste último tema, colaboram para o resultado final os resultados da pesquisa, as publicações de alta qualidade, as citações e a influência da pesquisa. Cada um desses quatro tópicos representa 10% do coeficiente do quesito.

Neste ano, foram avaliadas mais de 20 mil instituições ao redor do mundo para compor a lista global das 2.000 melhores universidades. Sob essa perspectiva, a UFRJ figurou na 376ª posição global, à frente de instituições como Universidade do Estado da Louisiana (Estados Unidos), Universidade de Sevilha (Espanha), Universidade de Xangai (China) e Universidade de Coimbra (Portugal).

No país, ficou atrás apenas das estaduais Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). No ranking, todas as dez melhores universidades brasileiras são instituições públicas de ensino e pesquisa.

Confira a lista com as dez melhores instituições da América Latina:

1. Universidade de São Paulo (109ª posição global)
  2. Universidade Nacional Autônoma do México (276ª)
  3. Universidade Estadual de Campinas (344ª),
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (376ª)
  5. Universidade de Buenos Aires (382ª)
  6. Pontifícia Universidade Católica do Chile (390ª)
  7. Universidade Estadual de São Paulo (424ª)
  8. Universidade do Chile (438ª)
  9. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (467ª)
  10. Universidade Federal de Minas Gerais (503ª)