UFRJ entre as dez melhores universidades em novo ranking internacional

Nesta quarta-feira (13/9), a Quacquarelli Symonds (QS) divulgou o Ranking Latino-americano e Caribenho de Universidades 2024 (2024 QS Latin America & The Caribbean University Region Rankings). Na classificação, foram analisadas 430 instituições de 25 localidades, sendo 97 delas brasileiras. A UFRJ se encontra em oitavo lugar na classificação geral e em terceiro no Brasil, se mantendo também acima da média regional em todos os quesitos observados. Integra, ainda, o conjunto dos 2% de instituições mais bem avaliadas, posição que tem se repetido anualmente desde 2018.

“Este resultado do QS é um exemplo de superação da UFRJ, que, mesmo com todas as dificuldades dos últimos anos, continua sua trajetória em busca da excelência. Devemos estimular cada vez mais a Gestão de Indicadores de Desempenho (GID) na nossa instituição, um instrumento para fortalecer a UFRJ internacionalmente”, disse Cássia Turci, vice-reitora da UFRJ.

Na avaliação geral, a UFRJ atingiu a nota 90.3, sendo 100 o valor máximo alcançável. A nota é obtida através da avaliação dos seguintes critérios:

Reputação acadêmica:  o índice é retirado da pesquisa anual QS Academic Reputation, elaborada para avaliar as percepções de acadêmicos do mundo todo sobre quais instituições estão demonstrando excelência acadêmica.

Citações por artigo: quantifica o número médio de citações obtidas por publicação, é uma representação do impacto e qualidade do trabalho científico realizado pelas universidades.

Artigos por faculdade: o indicador procura determinar o número médio de trabalhos científicos (artigos) produzidos por docentes e analisa a produtividade de instituições de pesquisa.

Reputação do empregador: extraído da pesquisa anual QS Employer Reputation, foi criado para avaliar as percepções dos empregadores ao redor do globo sobre quais instituições estão fornecendo os graduados mais preparados para o trabalho.

Razão aluno-professor: é a relação entre o número de docentes e o número de alunos. Ter mais acadêmicos por aluno reflete o compromisso da instituição com a missão de ensinar e aprender.

Equipe com PhD: este critério busca analisar a qualidade da formação da equipe acadêmica, destacando a proporção daqueles que atingiram o nível mais alto de ensino em sua área de especialização. Funciona como uma medida indireta de determinar o compromisso das universidades com ensino e pesquisa de alta qualidade.

Rede internacional de pesquisa: tem como função avaliar a riqueza dos parceiros internacionais de pesquisa e suas instituições. Quanto mais parceiros, mais bem colocada a universidade se apresenta globalmente.

Impacto na rede: determina a eficácia com que as instituições estão fazendo uso de novas tecnologias.

A empresa britânica Quacquarelli Symonds é especializada em análise de instituições de ensino superior em todo o mundo. Hoje, prestes a completar vinte anos de existência, produz uma das três classificações internacionais mais influentes e relevantes internacionalmente, junto a Times Higher Education World University Rankings e a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais.

O QS Latin America & The Caribbean University Rankings está disponível em QS Ranking 2024.