176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Trompas UFRJ interpreta obras de Alberto Nepomuceno e Ernani Aguiar

Em mais uma participação no projeto Presente aqui de casa o conjunto Trompas UFRJ, coordenado pelo professor Philip Doyle, apresenta Batuque, de Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), e Quatro Momentos N. 3, de Ernani Aguiar (1950). Ambas, com transição para trompas de de Tiago Carneiro.

Batuque, uma das obras mais populares de Nepomuceno não foi escrita no Brasil. Esta peça, que faz parte da Série Brasileira, foi composta enquanto o compositor estava na Alemanha, em 1891. Com o subtítulo Dança de Negros, adquiriu notoriedade separadamente da Suíte.

Quatro momentos n. 3 foi composta em 1979 e dedica pelo autor a César Guerra-Peixe.

Trompas UFRJ

“Trompas UFRJ” é formado por técnicos, alunos e ex-alunos da EM, e coordenado pelo professor Philip Doyle. O grupo tem por objetivo a prática em conjunto para diversas formações com trompa, abrangendo variados repertórios, tanto originais, como também arranjos e transcrições, buscando sempre fomentar o estudo, a interação entre os membros e o interesse pela música.

Com a intenção de levar o público ao conhecimento do instrumento e da formação para trompa, o grupo tem participado ativamente em festivais, como: o 47º Simpósio Internacional de Trompistas, o 5º e 6º Encontro Brasileiro de Trompistas, o 2º e 3º Encontro Latino-Americano de Trompistas, e os Festivais Brasil-Alemanha; bem como a gravação para a rádio Roquette Pinto para o programa “Concertos UFRJ”, disponível no site do Promus UFRJ.

“Presente Aqui de Casa” 

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office. 

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)