Tim Rescala toma posse na ABM dia 25

A Academia Brasileira de Música (ABM) convida para cerimônia de posse do Acadêmico Tim Rescala (foto). O Acadêmico Ernani Aguiar fará o discurso de saudação.

Eleito em junho desse ano, o compositor e produtor musical Tim Rescala ocupará a cadeira nº 34, que tinha como último ocupante o compositor e gestor cultural Edino Krieger, José de Araújo Vianna como Patrono, Newton Pádua como Fundador e Guerra-Peixe como 1º Sucessor.

A cerimônia será realizada na terça-feira, dia 25 de julho, às 17 horas, no Espaço Guiomar Novaes. A solenidade é gratuita e aberta ao público.

Reprodução

Para marcar o ingresso de Tim Rescala na ABM, após a cerimônia de posse, fechando as comemorações pelos 78 anos da fundação da ABM, a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, inclui Bipolar, obra de sua autoria, em concerto na Sala Cecília Meireles. Sob regência de Daniel Guedes, o programa inclui ainda obras de Edino Krieger, homenageado pelos 95 anos que faria em 2023, Almeida Prado, homenageado pelos 80 anos que completaria e Villa-Lobos.

Tim Rescala

Luiz Augusto Rescala estudou na Escola de Música da UFRJ e na Escola de Música Villa-Lobos. Com Han-Joachim Koellreutter estudou composição, contraponto e arranjo. Licenciou-se em música pela UNI-RIO em 1983.

Compositor e diretor musical de várias peças de teatro. É um dos mais premiados compositores brasileiros, tendo recebido diversos prêmios Mambembe, Shell, Coca-Cola, APTR, CBTIJ e outros. Faz música para cinema, TV e exposições e trabalhou para a TV Globo por 29 anos. Atuou como compositor e regente em muitos festivais de música contemporânea no Brasil e no exterior. Autor de óperas, musicais, música de câmera e eletroacústica. Sua peça Pianíssimo foi o primeiro texto infantil apresentado na Comédie-Française. Recebeu as bolsas Vitae e Rio-Arte. Foi diretor da Sala Baden Powell, RJ, em 2005 e 2006. Escreve e apresenta o programa Blim-blem-blom na rádio MEC-FM desde 2011, premiado na Bienal do México. Seu Quarteto Circular foi indicado ao Grammy Latino de 2011. Sua ópera O perigo da arte, estreou em 2013 em Buenos Aires e sua montagem brasileira em 2014 foi escolhida como um dos 10 melhores espetáculos do ano pelo jornal O Globo.

Seus trabalhos mais recentes em TV tiveram muita repercussão: as novelas Meu pedacinho de chão e Velho Chico e a minissérie Dois irmãos, todas com direção de Luiz Fernando Carvalho. Fez a música do filme Pluft, com direção de Rosane Svartman e em 2019 lançou a Classical tracks, uma livraria digital de música clássica voltada para o mercado audiovisual. Foi novamente premiado pelas músicas de vários espetáculos infantis e trabalhou em duas novas grandes produções para o Parque Beto Carrero World, sendo uma delas o aclamado show Hotwheels. Em 2018 começou uma importante colaboração com o maestro Rodrigo Toffolo, da Orquestra Ouro Preto, escrevendo as músicas para O pequeno Príncipe e Fernão Capelo Gaivota.

Em 2021 e 2022 lançou três novas óperas: O engenheiro, O boi e o burro no caminho de Belém e Auto da Compadecida (também para a Orquestra Ouro Preto), além do musical Pinóquio, apresentado em todas as unidades do CCBB do país. Em 2022 comemorou seus 60 anos de idade e 45 de carreira, regendo a OSN da UFF em concerto na Sala Cecília Meireles, RJ. É membro da Academia líbano-brasileira de letras, artes e ciências.

SERVIÇO: ESPAÇO GUIOMAR NOVAES. Dia 25 de julho de 2023, às 17h. Rua Teotônio Regadas, 24 – Lapa – Rio de Janeiro/RJ. Mais informações: 21 98988-7922 (WhatsApp ABM)