176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Simpósio Internacional Mulheres Regentes acontece de forma on-line

A terceira edição do Simpósio Internacional Mulheres Regentes acontece de forma on-line, por plataforma Zoom,  entre os dias 16 e 20 de setembro, com objetivo  de desenvolver ações para que se implementem políticas culturais de inclusão feminina na música, assim como elaborar um manifesto que promova a igualdade de oportunidades para as mulheres na música.

 
  
  www.women-conductors.com

Na pauta, painéis regionais que enfocarão a situação da mulher na música – especialmente regentes e compositoras – em países ou regiões específicas.

Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente no site da iniciativa.

Simpósio e movimento

A ideia do evento nasceu de um encontro entre as regentes brasileiras Ligia Amadio, Cláudia Feres, Érica Hindrikson e Vânia Pajares, que se reuniram para compartilhar impressões sobre suas trajetórias profissionais e constataram que muitos dos problemas que enfrentavam no exercício da profissão e no desenvolvimento de suas carreiras, eram comuns a todas. 

O sucesso do evento criou um espaço de reflexão sobre a atuação das mulheres regentes no cenário da música de concerto. Mais que um simpósio, um movimento pela defesa das mesmas oportunidades profissionais que seus colegas.

O I Simpósio, que contou com a participação de uma centena de regentes, aconteceu em São Paulo, Brasil, em 2016, e teve como convidada especial a Marin Alsop. O II Simpósio ocorreu em Montevidéu, Uruguai, em 2018, tendo como convidada de honra a regente uruguaia Gisele Ben-Dor. O segundo simpósio gerou um importante documento publicado pelo governo da cidade de Montevidéu, intitulado “Desigualdades de género en la Música – Reflexiones a partir del II Simposio Internacional de Mujeres Directoras”.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)