176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Silas Barbosa interpreta famosos Prelúdios de Frédéric Chopin

Silas Barbosa, pianista correpetidor da Escola de Música, apresenta obras emblemáticas de Frédéric Chopin (1810 — 1849) em mais um vídeo da campanha Presente aqui de casa.

Em destaque, os Prelúdios no 4 em Mi menor (1838), no 7 em La maior (1836) e no 20 em Do menor (1838-1839), Op. 28, do compositor polonês, amplamente reconhecido como um dos maiores compositores para piano e suas peças como um ponto culminante do estilo romântico.

Os Prelúdios, que têm nos “24 Prelúdios e Fugas” de Bach uma das fontes de inspiração, formam um conjunto de 24 peças curtas escritas para piano, que percorrem todas as tonalidades maiores e menores, numa sucessão organizada segundo o círculo de quintas. Embora o termo prelúdio geralmente signifique uma peça introdutória, os Prelúdios de Chopin destacam-se isoladamente, cada um traz uma ideia ou emoção diferente.

Silas Barbosa

 Reprodução
 

Silas Barbosa é detentor de 18 importantes premiações em concursos de piano, dentre as quais se destacam o 1o lugar no XII Concurso Nacional Arnaldo Estrella e no VII Concurso Nacional Villa-Lobos, 2o lugar no I Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone e o 3o lugar no III Concurso Internacional Grieg-Nepomuceno. 

Bastante ativo como solista e camerista, tem se apresentado no Brasil e em países como Espanha, França, Itália, Sérvia, Suíça e Portugal. É convidado freqüente de várias orquestras brasileiras, com destaque para as sinfônicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Escola de Música da UFRJ. Seu vasto repertório tem um foco especial em compositores do Romantismo, Impressionismo Francês e Canções Brasileiras. Dentre seus registros podemos evidenciar gravações para rádio e TV como os programas Música e Músicos do Brasil, Harmonia, Partituras e o Sala de Concerto, ambos tendo recebido elogios da crítica especializada. 

Participou de cursos de aperfeiçoamento em vários Festivais Internacionais como, Scala, Música Antiga e colonial Brasileira e o Workshop L'Associazione Napolinova. Nestes cursos, teve a oportunidade de estudar com Antonio Pompa Baldi (Itália), Arnaldo Cohen (EUA), Diana Kacso (EUA), Michael Uhde (Alemanha), Fany Solter (Alemanha), Saule Tatubaeva (Alemanha), Pavel Nerssessian (Rússia), Sergei Dorenski (Rússia) e muitos outros. 

Nascido na cidade mineira de Visconde do Rio Branco, Silas Barbosa teve como principais professores André Pires, Luiz Senise, Daniel Burlet e Myrian Dauelsberg, atualmente é aluno do curso de doutorado em musicologia na Escola de Música da UFRJ na classe da professora Andrea Adour, onde desenvolve intensa pesquisa no Projeto Africanias sobre o estudo deliberado do conteúdo emocional no repertório brasileiro para canto e piano. 

“Presente Aqui de Casa” 

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office. 

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)