Revista Concerto registra morte de Luiz Senise

O site da Revista Concerto registrou (12/11/2020) a morte do professor Luiz Senise.

O pianista Luiz Senise, nascido em Araraquara, São Paulo, morreu hoje, no Rio de Janeiro, por complicações decorrentes da covid. O músico tinha 73 anos.

Senise iniciou seus estudos no Rio de Janeiro, onde foi discípulo de Elzira Amábile. Formou-se mestre em Música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ. Aperfeiçoou-se com Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro. Na Europa estudou sob a orientação de Bruno Seidlhofer.

Em sua carreira docente, realizou destacado trabalho de formação na Escola de Música da UFMG, na Universidade Estácio de Sá, no Conservatório Brasileiro de Música e, desde 1994, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sempre atuante na cena artística nacional, Senise foi orientador artístico, organizador, membro e presidente de júri em diversos concursos nacionais e internacionais de piano e música de câmara. Durante oito anos foi curador musical do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ coordenando o projeto “Música no Fórum”.

Luiz Senise também era reconhecido concertista e camerista, apresentando-se em importantes salas de concerto no Brasil e no exterior. A sua estreia no Carnegie Hall repercutiu no jornal The New York Times, que o considerou “um exímio pianista, de dedos possantes, ideias incisivas e habilidade para equilibrar impetuosidade com refinamento”.

[Algumas informações foram obtidas a partir de documentos gentilmente cedidos pelo Instituto Piano Brasileiro.]