Reitor da UFRJ abre ano letivo da EM

O reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, abre dia 12 o período letivo da Escola de Música (EM). Ele profere às 11h, na Sala da Congregação, a Aula Inaugural de 2018 – ano em que a instituição comemora 170 anos de existência. Fundada em 13 de agosto de 1848, como Imperial Conservatório de Música, conheceu ao longo da sua rica trajetória várias denominações, entre elas a de Instituto Nacional de Música (1890 – 1937) e Escola Nacional de Música (1937 -1965). A atual remonta a 1965, quando as universidades federais e suas unidades foram obrigadas a adotar nomenclatura uniforme.

Durante a cerimônia a diretora Maria José Chevitarese lançará o selo comemorativo dos 170 anos da Escola e entregará ao maestro e compositor Edino Krieger, que completa 90 anos em março, uma placa em homenagem à sua contribuição à música. O compositor será saudado pelo professor João Vidal. Além do reitor e da diretora, comporão a mesa a vice-diretora Andrea Adour e a vice-decana do, Cristina Grafanassi Tranjan, representando o Centro de Letras e Artes ao qual a EM está vinculado. O Hino Nacional será interpretado pelo Coro Brasil Ensemble, sob a regência de Kaik Stumpf e com acompanhamento da pianista Claudia Feitosa.

Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Lapa, Rio de Janeiro.