Quinto Concerto Sinos de 2021 tem obras de compositores brasileiros transcritas para bandas

Peças de Carlos Gomes, Francisco Braga e José Siqueira, em arranjos especialmente produzidos pelo Sinos para sopros e percussão, são interpretadas por músicos da Sinfônica da UFRJ em apresentação que já está disponível no site do projeto e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos é uma parceria da Funarte com a UFRJ.

Já está disponível no site wwww.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, o Concertos Sinos nº 5 da temporada 2021, que tem como inspiração uma tradição brasileira: a transcrição de obras para que sejam tocadas por bandas de música. Nesta apresentação, o programa é formado por criações de três conhecidos compositores brasileiros – Carlos Gomes, Francisco Braga e José Siqueira – transcritas para sopros e percussão por Everson Morais e Marcelo Jardim, com interpretação de integrantes da Orquestra Sinfônica da UFRJ e regência do próprio Jardim. O Sinos é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Francisco Braga, José Siqueira e Carlos Gomes

A primeira peça do concerto é “A Cayumba”, uma dança de negros para piano de Carlos Gomes, mais conhecido como autor de óperas, mas que iniciou sua carreira em Campinas, como músico da banda em que seu pai, Manuel José Gomes, era o mestre.

A segunda obra apresentada é o tango “Tymburibá”, de Francisco Braga que, antes de se tornar professor do Instituto Nacional de Música, ele foi clarinetista da Banda do Asilo dos Meninos Desvalidos do Rio de Janeiro.

Fechando o programa, é apresentada a primeira gravação da valsa “Sonhando”, uma obra composta no Rio de Janeiro para a Orquestra Euterpe pelo maestro José Siqueira. Assim como Gomes e Braga, ele começou sua carreira como músico de uma banda, a do Cordão Encarnado, na cidade de Conceição do Piancó, no Estado da Paraíba.

Os compositores

Carlos Gomes – Filho de Manuel José Gomes, pianista, organista e violinista, que além de ensinar música era também professor de canto, sendo conhecido pelo apelido de Maneco Músico, na Vila de São Carlos, atual Campinas, Antônio Carlos Gomes nasceu em 1836 e Em 1846, já integrava a Banda Marcial, apresentando-se para Pedro II, durante uma visita do imperador à Vila de São Carlos. Leia a biografia completa do compositor aqui.

Francisco BRAGA – Estudou no Conservatório de Música do Rio de Janeiro e no Conservatório de Paris. Autor do Hino à Bandeira, foi professor do Instituto Nacional de Música e regente da Orquestra da Sociedade de Concertos Sinfônicos. Leia a biografia completa do compositor aqui.

José Siqueira – Compositor e regente paraibano, formado pelo Instituto Nacional de Música, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundador da Ordem dos Músicos do Brasil, da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra de Câmara do Brasil. Leia a biografia completa do compositor aqui.

O que são os Concertos Sinos

A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Os Concertos Sinos contam com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. Atualmente, os Concertos Sinos estão em sua segunda temporada e todas as apresentações da série estão disponíveis, tanto no site do projeto, quanto no canal Arte de Toda gente, no Youtube.

O projeto

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.