Professor da EM eleito para a ABM

Liduino Pitombeira, docente da Escola de Música, foi eleito para a Academia Brasileira de Música (ABM). Vaga desde 2019 com a morte do seu último ocupante, o musicólogo Flávio Silva, ele conquistou a cadeira no 28, cujo patrono é Ernesto Nazareth.

rodrigocamargo

Nascido em Russas, Ceará, em 1962, Pitombeira é um dos principais compositores brasileiros de sua geração. Possui um Ph.D. em Harmonia e Composição, pela Universidade do Estado da Luisiana, nos EUA, e, atualmente, é Professor de Composição da UFRJ

No primeiro turno foram quatro candidatos. O segundo turno foi disputado entre Liduino e o professor e musicólogo Carlos Katter.  A apuração havia sido adiada em razão da suspensão das atividades da ABM a partir de março, como consequência da pandemia. Foi retomada nessa segunda-feira (21), com a presença da diretoria da ABM, formada por João Guilherme Ripper (presidente), André Cardoso (vice-presidente), Ernani Aguiar, Manoel Corrêa do Lago, Ricardo Tacuchian e Turibio Santos.

A posse ainda será marcada para o próximo ano.