176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Projeto se despede com retrospectiva que recorda melhores momentos da iniciativa

Com uma edição que, ao som do choro Sururu na Cidade, de Zequinha de Abreu, recorda momentos marcantes do projeto, Presente aqui de casa se despede. Através de vídeos curtos, muitos dos quais produzidos em regime de colaboração online e reunindo alunos, técnicos e docentes, a série mostrou, em tempos de pandemia, um pouco da produção artística e acadêmica da Escola de Música (EM). Ao todo 37 vídeos foram publicados em cinco meses.

Frente aberta

Para Ronal Silveira, diretor da EM, a campanha demonstrou uma vez mais a enorme capacidade da universidade pública superar dificuldades e reagir criativamente às adversidades.  “A ação que visou, no período mais duro da quarentena, fortalecer os laços da instituição com sua comunidade e com o público em geral foi plenamente vitoriosa”, afirma com orgulho.

“Os professores e técnicos se envolveram de uma forma muito intensa, produzindo materiais de importância inquestionável.  Uma frente de ação foi aberta, o que possibilitou, no momento seguinte, uma adaptação mais rápida dos professores e alunos aos procedimentos do semestre letivo remoto implantado pela UFRJ”, avalia. Ronal destaca a contribuição do projeto à incorporação de novos recursos ao cotidiano acadêmico – “através do Presente Aqui de Casa, pela primeira vez muitos professores e técnicos adotaram ferramentas como plataformas digitais, aplicativos e dispositivos, que embora disponíveis eram até então pouco utilizados”.

“Fica a experiência e, sobretudo, o incentivo para que novos projetos pedagógicos incorporem mais e mais conteúdos digitais. Essas possibilidades se tornarão, num futuro próximo, acessíveis a um público cada vez mais amplo e inalcançável por meio de estratégias estritamente presenciais”, prevê o professor.

Participação

A iniciativa foi gerenciada pelo Setor de Comunicação, responsável também pela edição final dos vídeos com apoio do Setor de Audiovisual da EM.  As propostas enviadas foram avaliadas tecnicamente por uma comissão formada pelos professores Alexandre Shubert, Eduardo Monteiro e Rodrigo Cicchelli.

Em média os vídeos publicados tiveram a duração de 8min33 e contabilizaram um total de mais de 5h. Os acessos aos vídeos somaram cerca de 25 mil.

A participação foi significativa, tendo a comissão técnica examinado 116 propostas. Seu objetivo foi, exclusivamente, identificar a qualidade da imagem e do som do material e verificar sua adequação.

Vídeos publicados 

VÍDEODESCRIÇÃO
Presente aqui de casa

Carla Antunes canta "Tia morte", de Eduardo Camenietzki

Carla Antunes, cantora lírica formada pela Escola de Música, interpreta Tia morte", composição de Eduardo Camenietzki, músico da instituição. Segundo o autor, "uma canção sobre o isolamento em tempos de covid-19".

Postado em 25/09/2020

Presente aqui de casa

Trompas UFRJ interpreta Alberto Nepomuceno e Ernani Aguiar

Coordenado pelo professor Philip Doyle, apresenta Batuque, de Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), e Quatro Momentos N. 3, de Ernani Aguiar (1950).

Postado em 18/09/2020

Presente aqui de casa

Cristiano Vogas interpreta “Jardins sous la pluie”, de Debussy

A obra é o terceiro movimento da suíte Estampes, que Debussy concluiu em 1903, e descreve um jardim de Orbec, cidade da Normandia, durante uma tempestade extremamente violenta.

Postado em 18/09/2020

Presente aqui de casa

Paulo Pedrassoli interpreta o Prólogo III da ópera Piedade

Pedrassoli interpreta o Prólogo III para violão solo, de Piedade, ópera em quatro cenas escrita por João Guilherme Ripper, também docente da Escola de Música (EM).

Postado em 11/09/2020

Presente aqui de casa

Tamara Ujakova apresenta “O Piano na Música de Câmara”

Através de registros sonoros e fotos, os concertos realizados pelo projeto são revividos, assim como a expressiva participação de professores, ex-professores, discentes, técnicos da EM e convidados.

Postado em 11/09/2020

Presente aqui de casa

Ricardo Tuttmann apresenta os caminhos da canção alemã

O vídeo percorre os caminhos da canção alemã, desde a sua origem na idade média, passando pela criação do Kunstlied por Franz Schubert, no início do período romântico, até chegar a Richard Strauss.

Postado em 07/09/2020

Presente aqui de casa

Brasil Ensemble-UFRJ interpreta “Muié rendêra”

O coral, sob a regência de Maria José Chevitarese, interpreta a famosa Muié Rendeira, canção brasileira de xaxado, dança popular do sertão pernanmbucano.

Postado em 04/09/2020

Presente aqui de casa

Trompas UFRJ executa O Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos

Em sua segunda participação no projeto o conjunto Trompas UFRJ, coordenado pelo professor Philip Doyle, apresenta um arranjo de O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Postado em 01/09/2020

Presente aqui de casa

In-Versos interpreta a canção “A Louca”, de Pietro Álamo

Em sua segunda participação no projeto Presente aqui de casa o In-Versos interperta a canção “A Louca” de Pietro Álamo, composta a partir de soneto homônimo de Augusto dos Anjos (1884 – 1914).

Postado em 28/08/2020

Presente aqui de casa

Eduardo Antonello propõe uma viagem ao período renascentista

O cravista e multi-instrumentista Eduardo Antonello está de volta em Presente aqui de casa. Desta vez ele interpreta “A XXI Century Renaissance Piece”, obra de sua autoria.

Postado em 25/08/2020

Presente aqui de casa

Sacra Vox canta Oração pela Paz, de Henrique de Curitiba

Nas palavras do compositor “O tema da paz continua sempre atual, (...). Esta oração que é quase um grito de angústia, clama ao Senhor, nosso Deus, pela tão desejada paz”

Postado em 21/08/2020

Presente aqui de casa

Beatriz Licursi interpreta “Sururu na Cidade”, de Zequinha de Abreu

Sururu na cidade, de Zequinha de Abreu (1800 – 1935), foi lançado em 1924 e fez grande sucesso devido à forma bem-humorada como retrata os dias agitados da Revolução Paulista daquele ano.

Postado em 18/08/2020

Presente aqui de casa

Miriam Grosman apresenta o projeto “Clássicos no CEFET”

Parceria da UFRJ com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), a iniciativa permite que alunos da EM se apresentem à comunidade daquela instituição.

Postado em 14/08/2020

Presente aqui de casa

Gloria Concertato, de João Guilherme Ripper

A obra foi composta especialmente para o I Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ, que ocorreu em 2017 e discutiu o tema “A Música Sacra Católica nos séculos XX e XXI”.

Postado em 11/08/2020

Presente aqui de casa

Trio da Posse executa Chiquinha Gonzaga

Formado por Igor Carvalho, Everson Moraes e Gilieder Veríssimo, todos músicos da OSUFRJ, executa Bionne, um tango brasileiro composto por Chiquinha Gonzaga em 1883.

Postado em 07/08/2020

Presente aqui de casa

Videoconferência: o naipe de clarinetas

Vídeo conferência de integrantes naipe de claribeta da OSUFRJ apresentam as possibilidades do instrumento. Excertos orquestrais para o naipe das Clarinetas: uma experiência em isolamento.

Postado em 04/08/2020

Presente aqui de casa

Everson Moraes executa o Estudo Para Trombone Solo, de José Siqueira

Docente da Escola de Música (EM) e trombonista da OSUFRJ, Moraes interpreta obra do compositor paraibano recentemente digitalizada pela Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN).

Postado em 31/07/2020

Presente aqui de casa

Quinteto de cordas e cravo

O grupo realiza uma releitura do primeiro movimento (allegro) da conhecidíssima “Eine kleine Nachtmusik", Serenata no. 13 para cordas em Sol Maior, K. 525, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Postado em 28/07/2020

Presente aqui de casa

Clarissa Bomfim e Paulo Andrade interpretam Osvaldo Lacerda

O duo executa a Invenção para flauta e fagote do pianista e compositor paulistano Osvaldo Lacerda, peça baseada na dança ritual dos índios Pankararus para celebrar a colheita do umbu.

Postado em 24/07/2020

Presente aqui de casa

Silas Barbosa interpreta famosos Prelúdios de Frédéric Chopin

Em destaque, os Prelúdios no 4, no 7 e no 20 do compositor polonês, amplamente reconhecido como um dos maiores compositores para piano.e um ponto culminante do estilo romântico.

Postado em 21/07/2020

Presente aqui de casa

Camerata Dedilhada interpreta “Goiabeira”, de Marcus Ferrer

A Camerata Dedilhada da UFRJ, em mais uma edição de Presente Aqui de Casa, apresenta “Goiabeira” (2014), obra composta por Marcus Ferrer, um dos integrantes do grupo.

Postado em 17/07/2020

Presente aqui de casa

Sôdade Brasilis interpreta “A Flauta e o Violão”

Projeto de extensão da Escola de Música e Grupo Artístico de Representação Institucional, o conjunto executa “A Flauta e o Violão”, composição de Mestre Caçula, convidado especial do vídeo.

Postado em 14/07/2020

Presente aqui de casa

Pedro Sá interpreta D'Anunciação

O docente da Escola de Música executa o Lundu, da Pequena Suíte para Vibrafone de Luiz D'Anunciação (1926), um dos pioneiros em composições solo para percussão no Brasil

Postado em 10/07/2020

Presente aqui de casa

Conjunto Trombones da UFRJ interpreta “A Criação”, de Haydn

Gravado de forma remota o grupo apresenta “Achieved is the Glorious Work”, um fragmento do famoso de "A Criação”, oratório escrito pelo compositor austríaco Joseph Haydn (1732 — 1809).

Postado em 07/07/2020

Presente aqui de casa

Marcus Ferrer e a viola caipira

Em destque Toada Serra-Mar, do próprio Marcus Ferrer; o famoso Odeon, de Ernesto Nazareth; e Prelúdio, do compositor contemporâneo Roberto Victorio.

Postado em 03/07/2020

Presente aqui de casa

Trompas UFRJ executa Bohemian Rhapsody, de Freddie Mercury

Trompas UFRJ, coordenado por Philip Doyle, apresenta Bohemian Rhapsody, composta pelo icônico líder da banda britânica de rock Queen, o vocalista e tecladista Freddie Mercury, morto em 1991.

Postado em 30/06/2020

Presente aqui de casa

Já pensou em ser um pianista acompanhador?

Caroline Barcellos as possibilidades da profissão de pianista acompanhador, segundo ela uma espécie de orquestra particular de um cantor ou de outro instrumentista.

Postado em 26/06/2020

Presente aqui de casa

In-Versos interpreta Francisco Mignone

O grupo UFRJ In-Versos interpreta, em mais um vídeo do projeto Presente aqui de casa, "Cantiga de Ninar", música de Francisco Mignone e letra de Sybika, pseudônimo de Sylvia Autuori.

Postado em 22/06/2020

Presente aqui de casa

Rio Monnig Fagotti interpreta clássicos da MPB

Em destaque, Gaiola Aberta composta por Herve Cordovil; o famoso Odeon, de Ernesto Nazareh; e Lamentos, obra de Pixinguinha, um dos maiores gênios da nossa música.

Postado em 19/06/2020

Presente aqui de casa

Duo Santoro interpreta obra de Alexandre Schubert

Formado pelos gêmeos Paulo e Ricardo e celebrado por suas interpretações comoventes, o Duo Santoro é o destaque da oitava edição do projeto “Presente Aqui de Casa”.

Postado em 16/06/2020

Presente aqui de casa

Alexandre Rachid e o fascínio pela improvisação

Organista e compositor, o professor Alexandre Rachid mostra nesta edição do projeto "Presente aqui de casa" um pouco de sua faceta como exímio improvisador.

Postado em 12/06/2020

Presente aqui de casa

Willian Fernandes discute percepção e linguagem musical

Pianista e compositor, Fernandes mostra um pouco do trabalho que vem desenvolvendo para além do atendimento virtual dos alunos em tempos de quarentena.

Postado em 09/06/2020

Presente aqui de casa

Cristiano Alves interpreta o Concerto duplo, Op. 88, de Max Bruch

O professor e clarinetista interpreta, ao lado do violista Dhyan Toffolo, o Concerto duplo para clarineta, viola e orquestra em mi menor, Op. 88, do compositor alemão Max Bruch (1838-1920).

Postado em 05/06/2020

Presente aqui de casa

Paula da Matta interpreta peças de Nepomuceno e Mignone

A professora e pianista executa o famoso Improviso Op. 27 N. 2, de Alberto Nepomuceno; e Maxixando e Toada, das Quatro Peças Brasileiras, de Francisco Mignone..

Postado em 02/06/2020

Presente aqui de casa

Eduardo Antonello executa peças dos séculos XVI e XVII

Antonello executa La Canarie, de Michael Praetorius (1571-1621), e Quand je bois du vin clairet, peça de origem popular publicada por Pierre Attaingnant (1494-1551/2).

Postado em 29/05/2020

Presente aqui de casa

Performance, composição e improvisação jazzística, com Julio Merlino

Merlino, que também é o atual diretor musical do UFRJazz Ensemble, fala em pouco mais de cinco minutos do seu trabalho como docente, compositor, arranjador e pesquisador.

Postado em 26/05/2020

Presente aqui de casa

Bebê, de Hermeto Pascoal.

Os Violões da UFRJ, um dos conjuntos estáveis da EM, interpretando Bebê, de Hermeto Pascoal. A gravação foi feita de forma colaborativa via Internet durante o período de quarentena.

Postado em 22/05/2020

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)