Simpósio de Musicologia convida à submissão de propostas

A Escola de Música e seu Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) anunciaram nesta segunda-feira (22/4) a realização do Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, que celebra este ano sua décima edição. O evento, que acontece de 12 a 16 de agosto, está aberto à submissão de propostas.

mav2012x400
 Maria Alice Volpe, presidente da comissão científica do Simpósio, fala na abertura da edição 2012 do evento.

Chamada de Trabalhos.

Os interessados têm até 02 de junho para apresentar trabalhos, sendo que a divulgação do resultado das propostas está prevista para 14 de junho. As propostas devem ser enviadas o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e estar de acordo com as normas (em português, inglês e espanhol) estabelecidas na Chamada de Trabalhos do Simpósio.

O texto completo (de 2.000 a 3.000 palavras) precisa ser inédito e enfocar questões do escopo do Simpósio. As propostas devem conter os seguintes elementos: nome do(s) autor(es), afiliação institucional, título do trabalho, texto completo, breve currículo do(s) autor(es) (até 150 palavras) e endereço eletrônico.

Os idiomas aceitos são português, espanhol e inglês. Cada comunicação terá a duração de 15 minutos para apresentação do trabalho.

O evento propõe os seguintes tópicos: questões e tendências das musicologias ibero-afro-americana; a área de música e os desafios da intra-, inter-, multi- e trans-disciplinaridade; diálogos culturais, circulação, transferência e apropriação de ideias, ideologias, repertórios, estéticas, estilos, técnicas e práticas musicais; musicologias e teorias analíticas: diálogos, fronteiras e intersecções; criação e performance musical; pedagogia da música; música e identidade; estudos de recepção; estudos de intertextualidade; periódicos e crítica musical; patrimônio e acervos; políticas institucionais, científicas, artísticas e culturais; e gestão e produção cultural.

As propostas selecionadas serão publicadas em formato eletrônico nos Anais do Simpósio, que serão disponibilizados gratuitamente no site da Escola de Música da UFRJ e repositórios eletrônicos de publicações acadêmico-científicas.

X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ
“SIM-UFRJ CELEBRA 10 ANOS”
Escola de Música / Programa de Pós-Graduação em Música
Rio de Janeiro, 12 a 16 de agosto de 2019