Semana do Cravo publica Anais da XV edição

A Semana do Cravo, que desde 2004 reúne docentes e discentes das diversas instituições brasileiras, possibilitando o intercâmbio artístico e a troca de experiências entre os participantes, acaba de publicar a versão digital dos Anais da sua XV edição, realizada de 23 a 25 de setembro de 2018. Segundo o professor Marcelo Fagerlande, idealizador do projeto e desde o início seu coordenador, o objetivo da publicação “é contribuir de modo efetivo para as reflexões sobre o cravo e sua prática atual em nosso país”.

Reprodução
 semanadocravo2016d
 Um dos recitais da XV Semana do Cravo.

A Semana é uma iniciativa conjunta da Escola de Música e de seus Programas de Pós-Graduação em Música (PPGM) e de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS).

Segundo Fagerlande, a edição dos Anais demonstra a diversidade de assuntos abordados − uma marca do evento, cujo foco tem sido a investigação e o resgate da história do cravo, sobretudo no Brasil, e aspectos da didática e da interpretação do instrumento.

Os temas tratados na XV edição do evento foram: uma retrospectiva dos quinze anos do evento e ideias para o futuro; o cravo brasileiro nos séculos XX e XXI e suas vertentes na música de concerto e na música popular; uma comemoração dos 350 anos de nascimento de François Couperin; e as diferentes abordagens interpretativas e históricas da obra de J. S. Bach através do piano, do clavicórdio e do cravo. Foi incluído ainda nos Anais um artigo sobre a descoberta de um manuscrito do século XVIII, encontrado na Biblioteca Alberto Nepomuceno, da Escola de Música da UFRJ.

A XV Semana do Cravo contou com a parceria do Centre de Musique Baroque de Versailles, que enviou pesquisadores para algumas mesas-redondas.

Os interessados podem consultar os Anais, e baixá-los, a partir dos links no box a seguir.

capaanais15semanacravo
Versão Digital

Anais da XV Semana do Cravo
ISBN 978-85-65537-16-2 (Publicado em 2019)