Semana do Cravo publica Anais

A Semana do Cravo, que desde 2004 tem promovido o encontro de discentes, docentes e público em torno do instrumento, acaba de publicar a versão digital dos Anais da sua décima-quarta edição, realizada de 6 a 8 de novembro de 2017. Segundo o professor Marcelo Fagerlande, idealizador do projeto e desde o início seu coordenador, o objetivo da publicação “é contribuir de modo efetivo para as reflexões sobre o cravo e sua prática atual em nosso país”.

semanadocravo2016d
 Roberto de Regina (ao centro), homenageado em 2016, com Marcelo Fagerlande (à direita) e participantes do evento.

A Semana é uma iniciatica conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Música (PPGM) e de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS), e uma das suas práticas mais simpáticas é homenagear personalidades brasileiras e estrangeiras, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento das atividades artísticas e didáticas do instrumento. Um rol que inclui nomes do quilate de Roberto de Regina, Huguette Dreyfus, Jacques Ogg e Helena Jank.

Segundo Fagerlande, a edição dos Anais demonstra a diversidade de temas tratados − uma marca do evento, cujo foco tem sido a investigação e o resgate da história do cravo, sobretudo no Brasil, e aspectos da didática e da interpretação do instrumento.

– Iniciamos com textos sobre transcrição – com foco em José Maurício Nunes Garcia, Johann Sebastian Bach, François Couperin e Joseph Bodin de Boismortier. Seguimos com pesquisas sobre instrumentos musicais: um artigo sobre a importação no Rio de Janeiro, do período colonial ao final do primeiro reinado e uma comunicação sobre o cravo francês e o construtor Michael Mietke. A História também está presente, com um artigo sobre o cravo no Recife e o Movimento Armorial e outro sobre a flauta doce – instrumento tão familiar a todos os cravistas – e seus pioneiros em São Paulo e no Rio de Janeiro, no século XX. Finalmente, dois trabalhos apresentam reflexões sobre o cravo e as mudanças curriculares do bacharelado em instrumento na UFPE e sobre o ensino do instrumento no curso de extensão da Escola de Música da UFRJ.

Os interessados podem consultar os Anais, e baixa-los, a partir dos links no box a seguir.

capaanais14semanacravo
Versão Digital

Anais da XIV Semana do Cravo
ISBN 978-85-65537-14-8 (Publicado em 2018)