“Tratados e Métodos de Teclado” ganha versão digital

A Semana do Cravo da UFRJ foi criada em 2004 e, desde então, vem sendo realizada anual e ininterruptamente. O evento, que este ano vai para sua 17ª edição, é o único do gênero no país e reúne docentes e discentes de diversas instituições brasileiras. A iniciativa, que conta desde o início com a coordenação do professor Marcelo Fagerlande, é atualmente uma produção conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Música (PPGM) e de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS).

capa web
Versão digital

Tratados de teclado escolhidos – obras de Sancta Maria (1565), Frescobaldi (1637), F. Couperin (1716/17) e J. Ph. Rameau (1724)

Marcelo Fagerlande

Tradução
Ana Cecilia Tavares
Clara Albuquerque
Marcelo Fagerlande
Maria Aida Barroso
Mayra Pereira

Títulos das obras
1. Libro Llamado Arte de tañer Fantasía, por Tomas de Sancta Maria, Valladolid, 1565.
2. Al Lettore, prefácio do Livro II de Toccatas, Toccate d’intavolatura di Cembalo et Organo, por Girolamo Frescobaldi, Roma, 1637.
3. L’Art de Toucher le clavecin, por François Couperin, Paris, 1716/1717.
4. De la mechanique des doigts sur le clavessin, prefácio de Pièces de clavecin, Paris, 1724

Editoração eletrônica das partituras
Maria Aida Barroso

Em 2013, no âmbito da 10ª Semana do Cravo, foi publicado o livro “Tratados e Métodos de Teclado – obras de Sancta Maria (1565), Frescobaldi (1637), F. Couperin (1716/17) e J. Ph. Rameau (1724)”. Praticamente esgotado, ele ganha agora una versão digital, como parte das ações da 17ª Semana do Cravo. Um esforço que contribui para a difundir a bibliografia em língua portuguesa sobre o tema.

A publicação contém as traduções das obras destes autores – consideradas referências no estudo teórico e prático do assunto -, e que constituem as primeiras indicações impressas sobre técnica de teclado.

Como sublinha Fagerlande, elas “são algumas das mais importantes referências para nosso instrumento e o fato de as disponibilizarmos em língua portuguesa poderá ajudar aos muitos alunos e estudiosos do cravo que tem crescido nos últimos anos no Brasil, tanto pelo surgimento de novos cursos como pela consolidação dos já existentes”.

Foi incluído um texto introdutório sobre os tratados e seus autores, contextualizando sua importância para o atual estudo da técnica de teclado. Eles abordam primordialmente o cravo e o órgão - interessando diretamente a seus intérpretes -, mas o seu conhecimento poderá ser igualmente útil a pianistas e a outros estudiosos dos instrumentos de teclado.