RBM lança volume especial dedicado aos 170 anos da EM

A Revista Brasileira de Música (RBM) publicou, como parte das celebrações dos 170 anos da Escola de Música (EM), um volume inteiramente dedicado à instituição. São, ao todo, onze artigos que refletem sobre sua trajetória, patrimônios e as múltiplas facetas dos seus saberes.

Nadeja Costa
 rbmlanab
 Editores e articulistas no lançamento do volume especial.

O lançamento ocorreu no dia 13, em cerimônia no Foyer do Salão Leopoldo Miguez que contou com a presença de diversos articulistas, da editora-chefe, Maria Alice Volpe, e da editora especialmente convidada para essa edição, Maria José Chevitarese – atual diretora da EM.

A RBM, fundada em 1934, é o periódico acadêmico da área de música mais antigo do Brasil e da América Latina ainda em circulação, e está sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM).

Volpe destaca que “o volume vem redimensionar a identidade e a função da instituição". E acrescenta:

- Não apenas marcando seus 170 anos, mas também refletindo sobre as diversas reformulações de sua missão ao longo de uma trajetória que perpassou toda a história do próprio sistema de ensino no Brasil, nos diversos níveis, desde a musicalização, o básico, o intermediário (o técnico, extinto), o superior (bacharelado e licenciatura), até a pós-graduação (acadêmica e profissional).

Os votos são, conclui, que a revista contribua para o encontro da Arte com a Ciência.

Revista Brasileira de Música
ISSN 01037595
Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 1-280, Jan./Jun. 2018

Programa de Pós-graduação em Música