PROMUS apresenta resultados de sucesso

Em 2018, foram aprovados 21 candidatos para a terceira turma do Programa de Pós- Graduação Profissional em Música- PROMUS-UFRJ. Nesta seleção, além de uma colombiana estar entre os candidatos aprovados, observou-se a mesma proporção, já constatada em processos anteriores, de 40% dos alunos serem oriundos de outros municípios e de diferentes Estados de nosso país.

A estes fatos indicativos do sucesso de um curso recém criado, soma-se outro:  antes dos 24 meses previstos pela legislação para término do curso, 10 discentes da primeira turma, iniciada em abril de 2016, já haviam defendido, em dezembro de 2017, suas respectivas propostas de trabalho, enquanto outros 6 realizaram suas defesas no mês de março deste ano.

Foto: Rafael Reigoto
 papelstrapromus2018
 Francisco Conte em palestra aos mestrandos sobre a construção e o conteúdo do site do PROMUS.

Sobre as razões destes resultados, o coordenador do Programa, Aloysio Fagerlande, expôs que: uma deve ser creditada ao fato de os produtos apresentados pelos alunos do curso estarem inteiramente alinhados às suas respectivas áreas de atuação. Ou seja, no necessário estreitamento das relações do ensino e da pesquisa com os diferentes setores públicos e privados de atuação profissional na sociedade, como foi o caso dos alunos da primeira turma, agora já mestres.

E exemplificou a afirmativa, dizendo que as dissertações e produtos finais foram voltados à devida aplicabilidade: no trabalho de regência em projeto social no Rio Grande do Sul; no sistema de avaliação dos instrumentos de metal na Faculdade de Música do Espírito Santo; no desenvolvimento de projetos docentes na Escola Villa-Lobos e na Faculdade de Música do Espírito Santo; em produções de vídeos; em carreiras vocais de  diferentes teatros do Brasil e nas performances de instrumentistas na Orquestra Sinfônica da UFRJ e na Sinfônica Nacional da UFF.

Depois, destacou a importância da penetração e aplicação do conteúdo escolar do PROMUS nos diferentes setores de nossa sociedade ou na de outro país, citando o fato da discente proveniente da Colômbia se candidatar a uma de suas  vagas e nele desenvolver sua proposta de estudo que será depois aplicada naquele país.

Ainda relacionado ao processo de conhecimento e interpretação científica da realidade desenvolvido neste programa de pós-graduação, disse que outro motivo para o êxito que o PROMUS vem obtendo é a demanda reprimida por este tipo de curso, que traz aos bancos escolares os problemas do dia-a-dia das diferentes profissões, ao mesmo tempo em que nele são construídas soluções que transformam a realidade estudada.

Uma outra novidade no Curso é seu ajustamento à novas políticas de inclusão, como o Plano de Qualificação Profissional da UFRJ-PQI-, que prevê o direcionamento de vagas para seus servidores, docentes e técnicos, e a sua conformidade às Ações Afirmativas do Governo Federal, Acordos de Cooperação, além das vagas para a Livre Concorrência.

Dos Acordos de Cooperação, Aloysio fez saber que o firmado com a Associação Orquestra Sinfônica de Barra Mansa já está vigente: uma mestranda do PROMUS foi selecionada para atuar como instrumentista na orquestra, recebendo da associação uma bolsa de estudos e, em contrapartida, um dos músicos do Projeto ingressou no Curso do Mestrado Profissional através da política de cotas para este tipo de Acordo.

O outro Acordo de Cooperação já assinado com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e processo de seleção previsto para 2019, contempla a reserva de um número de vagas destinadas às cotas para os seus funcionários e, em troca, o mesmo número de alunos do Curso do Mestrado Profissional irão  lá atuar como solistas e ministrar Master Classes durante uma semana.

De igual valor às razões até aqui elencadas, está o Programa Radiofônico Concertos UFRJ na  Rádio MEC, que tanto para os docentes quanto para os discentes representa um veículo de difusão da produção do PROMUS, fazendo com que esta conjugação de rádio e internet amplie a interação da produção deste Programa de Pós-Graduação com a sociedade.

Acrescentou que um outro fator que contribui para o acervo de pesquisa na página do PROMUS é a inserção das filmagens das palestras proferidas na disciplina Fundamentos do Conhecimento em Práticas Interpretativas que,  em 2018, já contou com a expertise de Francisco Conte, explanando sobre a construção do site do PROMUS, e a de Suelen Dias sobre a formatação de trabalhos acadêmicos.