PPGM recebe “Primeiro Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Música e Cognição Musical”

A Associação Espanhola de Psicologia da Música e Interpretação Musical (AEPMIM), a Sociedade Argentina de Ciências Cognitivas da Música (SACCoM) e a Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) promovem o Primeiro Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Música e Cognição Musical, a ser realizado de 12 a 15 de abril de 2023. Tendo como línguas oficiais o espanhol e o português, o Congresso propõe-se: a incentivar o encontro entre pesquisadores, músicos, psicólogos, neurocientistas e educadores musicais ibero-americanos; a impulsionar a divulgação das pesquisas empíricas, teóricas e artísticas na área; e a promover o conhecimento acerca dos seus diferentes eixos temáticos.

O campo da Psicologia Musical e da Cognição Musical é extremamente amplo, pois estuda os processos mentais, emocionais, biológicos e sociais da experiência musical em atividades tão complexas quanto a escuta, a memória, a composição, a performance, os processos perceptivos e o aprendizado musical. Por sua vez, compreender o funcionamento da mente humana com a música também enriquece as disciplinas orientadas a terapias ou à promoção do bem-estar.

O Congresso foi concebido em modalidade que combina encontros virtuais, que favorecem a participação de músicos, estudantes e pesquisadores de diferentes latitudes, com encontros presenciais em diferentes atividades organizadas pelos diferentes centros de pesquisa colaboradores. O Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRJ e seu grupo de Pesquisa Cognição Musical em Processos Criativos (CMPC) integram o conjunto de hubs que promoverão atividades presenciais e se conectarão à programação geral do evento. Alunos de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Música poderão participar das atividades presenciais gratuitas promovidas nos dias 12, 13 e 14 de abril de 9:00 às 12:00 no Edifício Ventura, e acessar as salas virtuais do Congresso ao longo de sua programação online.

Programação das atividades na sede do PPGM-UFRJ no Edifício Ventura aqui

Programação completa do evento aqui.

Maiores informações no site https://congresos.unlp.edu.ar/1cipmus/