Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) promove Colóquio de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) realiza entre os dias 25 e 29 de novembro, a décima-oitava edição do seu Colóquio de Pesquisa, uma das mais longevas e regulares iniciativas científicos da Escola de Música. O evento marca a consolidação de uma bem-sucedida experiência acadêmica e, também, a conclusão da primeira turma do curso de Doutorado em Música, iniciado em 2015.

Foto: Reprodução

A abertura, na segunda-feira, contará com a participação de Beatriz Siqueira, Coordenadora de Artes da CAPES, fundação do Ministério da Educação empenhada na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu. A professora tratará da “Pós-Graduação em Artes no Brasil: desafios e perspectivas”.

Desde 1999, o PPGM tem promovido anualmente colóquios de pesquisa com o intuito de reunir pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação e graduandos participantes de programas de Iniciação Científica da Escola de Música e de outras instituições de ensino superior nacionais, refletindo a produção acadêmica desenvolvida na área.

O Colóquio conta com a participação de mestrandos, doutorandos e pesquisadores de diversas regiões do país distribuídos em sessões de comunicação relacionadas a pesquisas desenvolvidas nas áreas de educação musical, etnomusicologia e etnografia, história e documentação da música brasileira e ibero-americana, composição, análise musical, cognição musical, sonologia e filosofia da música e práticas interpretativas.

“Por força do amplo espectro de temas e abordagens trazido pelos participantes, destaca João Vidal, coordenador do PPGM, o evento espera contribuir significativamente para a expansão de seus horizontes de pesquisa, além de estimular uma reflexão crítica sobre métodos de trabalho que apenas o irrestrito debate entre pares pode proporcionar”.

Além de Vidal compõem a comissão organizadora do Colóquio os professores Pauxy Gentil-Nunes, Carlos Almada e Liduino Pitombeira. Integram a comissão científica Vidal, Almada, Pedro Bittencourt, Sergio Alvares, Antonio José Augusto e Frederico Barros.

Os anais do evento serão disponibilizados, assim como os das demais edições, na página correspondente.

SERVIÇO
Prédio de Aulas III. Edifício Ventura Corporate Towers. Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste CEP 20031-170 21 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Entrada Franca. De 25 a 29 de novembro.