176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Pesquisadora faz palestra sobre danças afrocubanas

A pesquisadora italiana Francesca Negro faz palestra quinta-feira, dia 03, no Prédio III da Escola de Música, Edifício Ventura. Negro, que é professora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, discutirá o tema “Deuses em cena: a teatralização das danças religiosas de origem africana em Cuba”, título do seu libro recentemente lançado pela Editora Colibri, de Portugal.

Iniciativa do grupo de pesquisa Africanias, o evento, marcado para às 10h, tem entrada franca. A palestra será proferida em português.

 Reprodução
 Francesca Negro
 Francesca Negro, a dança como transcrição de uma narrativa cultural do plano oral e linguístico para o plano performativo
  
 Francesca Negro

Danças religiosas afrocubanas

Negro estuda a evolução das danças de origem africana de cariz religioso em Cuba, evidenciando seus momentos distintivos: o ritual, o teatral e o pedagógico. Ao percorrer a história de Cuba na passagem do período pré ao pós-revolucionário, descreve o processo de transmissão e teatralização que contribuiu para a preservação da cultura africana no país. Ao mesmo tempo, esclarece as circunstâncias da criação da técnica de dança cubana e identifica os elementos que têm confluído para sua composição.

A abordagem relaciona o estudo da dança com o da cultura afrodescendente, trazendo-as para o território dos estudos comparatistas, em que se encontra uma perspectiva epistemológica que, segundo a pesquisadora, permite colocar perguntas inovadoras no domínio das artes e humanidades.

A autora

Francesca Negro é consultora de dança e pesquisadora em literatura comparada e artes cênicas. Possui Ph.D. e pós-doutoramento em Literatura Comparada, com experiência em estudos intermédia e interarte, e atualmente leciona na Universidade de Lisboa. Negro também tem um Master of Arts em Artes Performativas e é especialista em dança.

Nos últimos anos colaborou com o projeto Modern Moves, estudando as dinâmicas e interligações das práticas de dança de origem africana na diáspora, com especial incidência nas danças angolanas, brasileiras e de Goa e no seu enquadramento sócio-histórico, e analisando a influência das estruturas e dinâmicas contraditórias no desenvolvimento das formas de dança da diáspora africana.

Negro também é bailarina, performer e coreógrafa, com interesse no aspecto cognitivo das atividades artísticas e tem especialização em dança como terapia.

SERVIÇO
Prédio de Aulas III da Escola de Núsica, Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste, Edifício Ventura Corporate Towers, Rio de Janeiro – RJ. CEP 20031-170. (21) 2262-8742. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca. Dia 03 de soutubro, às 10h.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)