Palestra e master class com o violonista e professor espanhol Saiz Huedo

O violonista e professor espanhol Jesús Saiz Huedo, em turnê no Brasil, oferece master class e faz palestra na Escola de Música (EM). A iniciativa é do Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas e do Acordes (Núcleo Avançado de Estudos de Arco e Cordas Dedilhadas), com o apoio do CCMJ, IFF e Centro Cultural da Light.

2010huedohome

Huedo propõe uma viagem à segunda metade do século XIX, quando se estabelece uma estética musical genuína do violão espanhol, sem a qual não seria possível entender seu desenvolvimento histórico como instrumento e sua posterior inclusão universal. Período de gestação de identidades estéticas, convergentes e divergentes. Na Espanha, foi precisamente o violão, por seu uso em ambientes acadêmicos e folclóricos, um poderoso agente unificador de tendências musicais, culturais e sociais.

A master class está marcada para segunda-feira (19/8), às 11, no Prédio III da EM, Edifício Ventura, sala 2109. Também no Ventura, mas na Sala 2111, quarta-feira (21/8), às 11h e 14h, acontece a palestra.

Huedo realiza ainda dois concertos – dia 19 às 17h, Centro Cultural da Light; dia 22 às 12h30, Centro Cultural Museu da Justiça – e um concerto palestra no IFF (Instituto Federal Fluminense), Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense.

A entrada é franca para todos os eventos.

Jesús Saiz Huedo

Natural de Cuenca, Espanha, Huedo atua como professor em Madri. Foi diretor do Cal Poly Guitar Ensemble na Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, onde também lecionou. Apesar de extensa carreira internacional é a primeira vez que se apresenta no Brasil.

Muitas das suas performances são gravadas e transmitidas pelas Rádio Nacional de España e KCBX Public Radio da California.

Desenvolve projetos no campo da Educação Musical, tendo recebido vários prêmios por inovação pedagógica/no campo pedagógico.

Desde 2014 dirigiu várias iniciativas da Associação Cultural mouro-hispânica, entre os quais se destacam, por um lado, o programa "Cinco Museus, outro Madri", da canção lírica espanhola do século XIX, que lhe permitiu investigar e interpretar inúmeras obras, algumas em primeira audição moderna e, por outro lado, o projeto de recuperação musicológica em curso, “Os manuscritos de violão do Fundo Manuela Vázquez-Barros da Biblioteca Lázaro Galdiano”, cuja divulgação inclui a edição crítica das obras desta coleção e sua interpretação em concertos, apresentações e conferências. A partir deste pano de fundo, podemos ouvir uma amostra significativa de peças/obras, algumas totalmente desconhecidas até hoje, entre as quais está a Serenata Espanhola, recentemente publicada, que é uma magnífica obra de concerto atribuída a Tárrega, cuja única fonte conhecida até o presente momento se encontra nesta coleção de manuscritos.

SERVIÇO
Prédio de Aulas III.Edifício Ventura Corporate Towers. Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170. Entrada Franca. 19 e 21 de agosto.

PROGRAMA DOS CONCERTOS

JULIÁN ARCAS (1832-1882)
Bolero
Jota Aragonesa
Soleá

TOMÁS DAMAS (1825-1890):
Gran Nocturno Característico

ANÓNIMO (ca. 1900)
Rondeña  o Malagueña

JOSÉ VIÑAS (1823-1888)
Recuerdos de Palma, Capricho,  op.3

FRANCISCO TÁRREGA (1852-1909)
Serenata Española*

ANÓNIMO (ca. 1900)
Granadinas o Murcianas
Peteneras
Variaciones de Tango
Panaderos

* Recentemente descoberta, estreada em tempos modernos e editada por Jesús Saiz Huedo.