NEV promove Jornada do Violão

Tendo como homenageando o violonista e compositor Marco Pereira  (UFRJ),  um dos mais respeitados violonistas da atualidade, cuja produção musical traz enorme contribuição ao repertório brasileiro, acontece dia 14, das 14 às 19h, a segunda edição da Jornada do Violão.

O evento online é uma promoção do Núcleo de Estudos do Violão (NEV), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Música da UFR (PPGM)J, integrado por professores e alunos de graduação e pós-graduação de Instituições Federais de Ensino tendo  por objetivo abrigar e fomentar  pesquisas  assim como  promover atividades de extensão  voltadas à difusão   de conhecimentos especialmente relacionados  à prática do violão.

A coordenação do NEV e da Jornada é da professora e pesquisadora Márcia Taborda.

Na agenda da II Jornada do Violão estão previstas palestras, apresentação de comunicações, depoimentos e recital.

14h00  -  ABERTURA:

Profa. Dra. Marcia Taborda – (Coordenadora do NEV/ UFRJ)

PALESTRA: Marco Pereira e o violão no Brasil

Paulo Bellinati (violonista, compositor)

14h40 [INTERVALO]

15h00 – COMUNICAÇÕES:  A OBRA DE MARCO PEREIRA  NA PRODUÇÃO ACADÊMICA ATUAL

Rafael Thomaz - "A obra de Marco Pereira para Violão: uma simbiose de diferentes vertentes"

Julio Lemos – “Características interpretativas de Dilermando Reis e Marco Pereira sobre a obra Magoado”.

Carlos Giovanny- “Arranjos para violão solo de Marco Pereira”.

Marco Teruel – “Um violão malandro: reflexões sobre duas composições de  Marco Pereira”.

Mediador: Dra. Marcia Taborda (UFRJ)

16h00 -  DEPOIMENTOS:

A ATUAÇÃO DE MARCO PEREIRA COMO PROFESSOR DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ: Marcello Gonçalves entrevista Marco Pereira e alguns de seus ex-alunos

16h30  -  RECITAL:  A INVENÇÃO  MUSICAL DE MARCO PEREIRA

Bate-Coxa – Fábio Zanon (4:28)

Five Pop – Daniel Murray (2:26)

Irene – Marius Gundersen (3:49)

Iara – Marco Pereira e Luisa Lacerda (2:29)

Lendas Amazônicas – Marco Pereira e Paulo Marteli (7:33)

Pixaim – Gora Krivokapic (3:02)

Nostálgicas N.5 – Ken Murray (3:14)

Concerto Kalunga (Cadência e 3º mov) - Eduardo Isaac (8:43)