NEV promove Jornada do Violão

Tendo como convidado especial Daniel Wolff (foto), artista reconhecido e um dos mais respeitados didatas do instrumento, acontece dia 8 de novembro a primeira edição da Jornada do Violão. O evento será realizado no Prédio de Aulas III (Edifício Ventura). Palestra, mesa redonda, apresentação de comunicações, recital, master class e concerto fazem parte da programação, que pode ser consultada no final da matéria.

Reproduão
 2019marciataborda
 Márcia Taborda, coordenadora do NEV e idealizadora do evento.

A proposta é “colocar na ordem do dia a troca de conhecimentos e o debate sobre temas relevantes que tenham na relação com o instrumento seu foco primordial” – afirma Márcia Taborda, coordenadora do Núcleo de Estudos do Violão (NEV), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ que promove o evento.

Segundo Taborda a ideia é tornar a iniciativa permanente na agenda do NEV. Ela destaca que eventos como esse ajudam a construir um campo de estudos acadêmicos sobre o violão que, “apesar de sua onipresença no tempo e no espaço geográfico, histórico e musical, só recentemente vem se constituindo como objeto de estudo sistemático”.

SERVIÇO
Prédio de Aulas III. Edifício Ventura Corporate Towers. Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste CEP 20031-170. Telefone:(21) 2262-8742.

Local: Escola de Música da UFRJ /Edifício Ventura

[MANHÃ]

9h00 - Abertura:

Profa. Dra. Marcia Taborda – (Coordenadora do NEV/ UFRJ)

9h15 - PALESTRA -   A luteria e a formação do músico

Ricardo Dias (luthier)

10h30 - MASTER CLASS

Prof. Dr. Daniel Wolff (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

13h00         [INTERVALO ALMOÇO]

[TARDE]

14h00 MESA REDONDA :

« Caminhos do violão : ensino, técnica e mercado de trabalho»

Prof. Dr. Daniel Wolf (UFRGS)

Prof. Ms. Marco Pereira (UFRJ)

Prof. Dr. Nicolas S. Barros (Prof. Titular, Coordenador do Mestrado Profissional em Música UNIRIO )

Mediador: Prof. Dr. Paulo Pedrassoli (UFRJ)

16h00 O VIOLÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA ATUAL / COMUNICAÇÕES

18h00 [INTERVALO]

18h30 -   Recital Prof. Dr. Daniel Wolff (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

DANIEL WOLFF.  Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Profissional versátil, além da carreira como concertista, atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Catedrático de violão da UFRGS, onde criou os cursos de Mestrado e Doutorado em Violão, Wolff foi também professor visitante da Universidade de Arte de Berlim, Alemanha. Constantemente, é requisitado para ministrar cursos em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai e Argentina. Formado na Escuela Universitária de Música de Montevidéu, recebeu bolsas de estudo da CAPES e CNPq para cursar Mestrado e Doutorado na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque. Vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, destacando-se um recital no Carnegie Hall de Nova Iorque. Por seus discos, concertos e composições recebeu os mais altos elogios da crítica internacional.

COMISSÃO ORGANIZADORA: Ms. Elodie Bouny; Prof.ª Drª Marcia E. Taborda (UFRJ) – Coordenadora; Prof. Dr. Paulo Pedrassoli Jr. (UFRJ); e Prof.ª Drª Suely Campos Franco (UFRJ).
COMITE CIENTÍFICO: Prof.ª Drª Luciana Requião (UFF); Prof.ª Drª Marcia E. Taborda (UFRJ); e Prof. Dr. Nicolas de Souza Barros (UNIRIO).
ASSESSORIA ACADÊMICA: Pedro Brandão (UFRJ) e Gabriel Loureiro (UFRJ).