MusMat lança os Anais do II Congresso Nacional de Música e Matemática

O Grupo de Pesquisa MusMat e o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM) anunciaram o lançamento da edição dos Anais do II Congresso Nacional de Música e Matemática, que ocorreu no ano de 2017 na Escola de Música. O evento contou com a participação de convidados nacionais e internacionais, entre eles o pesquisador mexicano Gabriel Pareyon (Universidad de Guadalajara), os pesquisadores Carlos Volotão (IME) e Charles de Paiva (UNICAMP).

Os membros coordenadores do grupo de pesquisa (Carlos Almada, Daniel Moreira, Liduino Pitombeira e Pauxy Gentil-Nunes) também ofereceram um painel com o estado da arte de suas respectivas pesquisas.

O Congresso de Música e Matemática do Grupo MusMat é um evento anual que desde 2016 reúne pesquisadores em âmbito nacional e internacional para a discussão da interação entre os campos da Música e da Matemática. Seu diálogo com a comunidade vêm sendo ampliado, e em 2019 a quarta edição, de cunho internacional, foi realizada conjuntamente com a Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), e contou com o apoio da CAPES, assim como a participação massiva de grandes nomes da área em nível mundial.

Os Anais da edição 2017, que pode ser consultado aqui, incluem artigos dos autores ou coautores Arthur Faraco, Carlos de Lemos Almada, Claudia Usai Gomes, Igor Chagas, João Penchel, Max Kühn, Lucas Bracher, Marcelo Birck, João Lazzarin, Rodrigo Pascale, Liduino Pitombeira, Desirée Mayr, André Codeço dos Santos e Pauxy Gentil-Nunes. Os volumes de 2018 e 2019 estão em processo de editoração.