MusMat lança nova edição do Brazilian Journal of Music and Mathematics

O Grupo de Pesquisas MusMat acaba de lançar (22/12) nova edição da MusMat – Brazilian Journal of Music and Mathematics, Vol. III – No 2.

Print CoverNesta edição, que pode ser baixada aqui, David Clampitt (Ohio State University) apresenta uma visão geral da Teoria das Escalas através de combinatorialidade entre palavras, e particularmente a interação entre notas e palavras. Hugo Tremonte de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFRJ, apresenta uma introdução às cadeias de Markov orientadas a aplicações em Composição e Análise Musicais. O artigo de Stephen Guerra (University of Miami) examina as relações entre estruturas rítmicas de solos e timeline na música afrodiaspórica, apresentando quatro técnicas para entender solos de Baden Powell como ciclos de timeline do samba. Carlos Almada (PPGM-UFRJ) propõe a reformulação da estrutura básica de um algoritmo recursivo proposto por Douglas Hofstadter com a finalidade de introduzir novas ferramentas transformacionais em música. Finalmente, os autores Adolfo Maia (UNICAMP) e Igor Maia (UFMG) apresentam uma análise da Musica Ricercata I e II, de Gyögy Ligeti, dentro da perspectiva da Teoria da Informação e da Complexidade, incluindo algumas de suas técnicas texturais.

O Grupo de Pesquisa MusMat foi fundado em 2013 no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, com o intuito de desenvolver pesquisas no âmbito da formalização de processos musicais (composicionais e analíticos) utilizando modelos matemáticos. O grupo conta com a participação de docentes, alunos e membros externos, acumulando uma expressiva lista de publicações, produções artísticas e técnicas. O grupo também já participou de diversos congressos fora do país e hoje em dia mantém intenso diálogo com a comunidade nacional e internacional interessada na interação entre música e matemática.