Michel Chion e o dossiê “Som e Música no audiovisual” são destaques da RBM

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM) anuncia o lançamento do volume 33, no 1, da Revista Brasileira de Música. O número traz o dossiê temático Som e música no audiovisual, organizado pelo grupo Ritmo, Corpo e Som e tendo como editores convidados do dossiê o professor Rodolfo Caesar e a pesquisadora de pós-doutorado PNPD-CAPES, Luiza Alvim.

Reprodução

Este volume integra uma série com dossiês de editoria de grupos de pesquisa do PPGM-UFRJ. O formato enseja a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade de pesquisadores, docentes ou alunos, internos ou em contato com as equipes do programa.

O número inclui também a seção Memória com uma republicação de artigo de Paulo Silva sobre Carlos Gomes, de grande interesse histórico, comentada por Roberto Macedo. A seção Artigos tem contribuições dedicadas aos compositores Carlos Gomes e Edino Krieger.

Um dos destaques do volume é a entrevista exclusiva e inédita com o compositor e teórico francês Michel Chion, em diálogo direto com Luiza Alvim.

Finalmente, a seção Arquivo de Música Brasileira apresenta uma edição inédita do Quarteto de cordas n.o 3, 1.o mov., de Alberto Nepomuceno, realizada e comentada por João Vicente Vidal.

A edição 33, volume 1, da Revista Brasileira de Música pode ser acessada aqui