Márcia Taborda lança novo livro

Fruto de vasta pesquisa, Marcia Taborda lança no dia 25 de março o livro “O violão na corte imperial”.  A publicação, editada pelo Centro de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), mostra como o violão marcou a trajetória da cultura brasileira e, enquanto o país se construía como nação, esse instrumento portátil de cordas circulava entre diferentes camadas da sociedade.

Professora da Escola de Música da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, Taborda é violonista, doutora em História Social (UFRJ), pesquisadora residente da Fundação Biblioteca Nacional (2016) e realizou pós-doutoramento na University of New South Wales, Sydney. Criou e coordena o Núcleo de Estudos de Violão da UFRJ.

Imagem do Brasil

O violão, destaca Taborda, não integrou o quadro das instituições musicais criadas no reinado de D. João VI. O contato inicial da sociedade carioca com o instrumento se dará mais tarde, durante o Império, pouco a pouco ele foi se incorporando ao cotidiano das classes dominantes, praticado tanto na Quinta da Boa Vista, como nos salões das elites econômicas e sociais. No entanto, a relação dessas camadas com o instrumento foi sempre ambígua, lembra a pesquisadora.

Seja como for, violão, mais que outro instrumento, representa o Brasil. A música engendrou nossa forma de ser, e o violão é representativo disso: atravessou os salões da corte, se popularizou na expressão oral e na profusão de oficinas de violeiros que grassavam pelo Rio de Janeiro no século XIX.

Com texto fluente, riqueza de informações e um passeio encantador pelos personagens que marcaram a trajetória do instrumento no século XIX, o livro é o desdobramento de um trabalho de pesquisa realizado pela autora nos acervos da Biblioteca Nacional.

A apresentação é de Isabel Lustosa, Doutora em Ciência Política pelo Iuperj e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa. A obra será vendida na loja da Biblioteca Nacional e disponibilizada gratuitamente para download no site da FBN.

Lançamento

“O violão na corte imperial” será lançado em uma live com autora, dia 25, às 17h, no canal da FNB [www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional]. O evento inclui um bate-papo com Isabel Lustosa e Fabio Zanon. Moderação de Elizete Higino (CCSL-FBN) e Luiz Ramiro (CFE-FBN). Participação especial de Ná Ozzetti.