Ballet é destaque no Leopoldo Miguez

A Escola de Música promove dia 24 de novembro, no Salão Leopoldo Miguez, o espetáculo Les Sylphides: Uma noite de Chopin e Ballet. O ballet contará com a participação especial da primeira bailarina do Salzburg Ballet, Márcia Jaqueline, e da Compahia da Escola de Dança Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,

O espetáculo, marcado para às18h, conta ainda com o bailarino Alison Trindade e Guilherme Tomaselli, ao piano. A entrada é franca.

O evento é o resultado da pesquisa de Tomaselli, mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional (PROMUS), cujo tema é o papel do pianista colaborador exemplificado na remontagem do ballet.

Les Sylphides é um balé em um ato, criado para os Ballets Russes de Serguei Diaghilev. Baseado em obras do músico Frédéric Chopin, coreografado por Michel Fokine e com costumes de Alexandre Benois. Foi encenado pela primeira vez em 1909 no Théâtre du Châtelet em Paris.

O balé tem como cenário um bosque onde um jovem sonhador está cercado de sílfides bailando ao seu redor. Não existe uma história. O cenário e o tema das sílfides servem para que a coreografia criada por Fokine tome forma. Na época, esta coreografia foi considerada revolucionária, por utilizar novas técnicas de dança clássica. Tendo por base a estrutura de um balé clássico, Fokine inseriu técnicas de bailado conhecida hoje em dia como abstrata.

Salão Leopoldo Miguez. Rua do Passeio 98, Centro. Rio de Janeiro.