Lançamento do CD “Morena, Morena!"

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) e o Grupo de pesquisa Polo Caravelas Brasil convida estudantes, professores de música, interessados na pesquisa em performance musical e na pesquisa musicológica, além do público em geral, para o recital de lançamento do CD Morena, Morena!: Canções da Belle Époque brasileira (voz e violão), com o tenor Alberto Pacheco (UFRJ) e o violonista Nicolas de Souza Barros (UNIRIO).

Nicolas de Souza Barros e Alberto Pacheco

O evento se dará no dia 05 de setembro (quinta-feira), na Sala das Sessões do Centro Cultural da Justiça Federal (endereço abaixo, na seção de serviços). No concerto, canções de Chiquinha Gonzaga, Luisa Leonardo, Luciano Gallet, Francisco Braga, todas originais para voz e piano e com arranjos para violão de Nicolas.

Além da seleção de 8 canções do CD, será apresentada a estreia moderna da modinha Estas Lágrimas Sentidas, de Pe. José Maurício Nunes Garcia (resultado de pesquisa musicológica do prof. Alberto Pacheco), além da estreia moderna de Batendo a Linda Plumagem, de Gabriel F. da Trindade, transcrita por Nicolas para cordofone e voz. Estas obras contam com o acompanhamento de época do italiano Bartolomeo Bortolazzi (1772- c. 1846). Tratam-se de canções que fazem parte de uma coleção de modinhas guardada em arquivo europeu e que permanecia desconhecida no Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e o Grupo de pesquisa Polo Caravelas Brasil convida estudantes, professores de música, interessados na pesquisa em performance musical e na pesquisa musicológica, além do público em geral, para o recital de lançamento do CD Morena, Morena!: Canções da Belle Époque brasileira (voz e violão), com o tenor Alberto Pacheco (UFRJ) e o violonista Nicolas de Souza Barros (UNIRIO).

Além da seleção de 8 canções do CD, será apresentada a estreia moderna da modinha Estas Lágrimas Sentidas, de Pe. José Maurício Nunes Garcia (resultado de pesquisa musicológica por Alberto Pacheco), além da estreia moderna de Batendo a Linda Plumagem, de Gabriel F. da Trindade, transcrita por Nicolas para cordofone e voz. Estas obras contam com o acompanhamento de época do italiano Bartolomeo Bortolazzi (1772- c. 1846). Tratam-se de canções que fazem parte de uma coleção de modinhas guardada em arquivo europeu e que permanecia desconhecida no Brasil.

O concerto com estreias modernas de canções brasileiras do século XVIII é vinculado ao projeto de pesquisa A canção brasileira urbana: origens e práticas (2017), coordenado por  Alberto Pacheco. A obra estreada no concerto é também objeto de um artigo publicado na Revista Per Musi, que pode ser acessado no link abaixo.

SERVIÇO
Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) Avenida Rio Branco 241, Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro 20040-009, Brasil. +55(21) 3212-2550.