IV Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ

O Programa de Pós-Graduação (PPGM/UFRJ) e o grupo de pesquisa Performance Hoje realizam a quarta edição das Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ nos próximos dias 4 e 5 de junho. O evento, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTubbe, reúne concertos comentados, mesas redondas, palestras, encontros e debates, que abordarão questões artísticas, culturais e acadêmicas sobre a performance e sobre as músicas mistas na atualidade.

ivjornadamusicamista

As músicas mistas conjugam instrumentos musicais tradicionais a meios eletrônicos e informáticos.

Todas as atividades (lives, palestras, mesas-redondas, concertos, publicações, postagens e gravações) são abertas, gratuitas e disponíveis ao público em geral.

A iniciativa reúne estudantes de graduação, mestrado e doutorado, professores da UFRJ, pesquisadores convidados, professores de outras instituições públicas de ensino superior brasileiras e estrangeiras e o público em geral, no intuito de criar uma rede internacional de estudo, pesquisa, reflexão e prática interpretativa das músicas mistas, com destaque para ase escritas por compositores vivos e atuantes.

Ações remotas

A partir deste ano, as Jornadas são concebidas como um conjunto complementar de ações remotas e ao vivo, que podem ser realizadas tanto através das redes sociais pela Internet quanto nas dependências da UFRJ e em outros locais externos à universidade.

Entram em debate questões relacionadas à criação artístico-musical e pedagógicas realizadas de forma remota, para melhor dar continuidade ao estudo da multiplicidade da escuta musical na era digital, das questões perceptivas que influenciam a composição e a performance, e também relações entre análise e performance musical.

Confira abaixo a programação completa.

04 Junho

10h00 – Mikhail Malt (IRCAM) - Khorwa-Myalwa, dos símbolos à escrita musical, a colaboração como processo.
10h20 – Cássia Carrascoza Bomfim (USP Ribeirão Preto) - Tempo transversal - Flauta expandida: interfaces/colaborações
10h40 – Danilo Rossetti (UFMT) - Processos criativos e colaboração entre compositor e intérprete na música mista
11h00 – Mesa redonda – moderação Jonatas Manzolli (Unicamp)
12h-14h PAUSA
14h00 – Jonatas Manzoli (Unicamp) - Música mista e a visão ecológica da percepção
14h20 – Rodrigo Cicchelli (UFRJ) - Da música mista ao teatro-musical: relato de uma experiência
14h40 – Luciano Leite Barbosa (Conservatório de Bobigny) - O processo de Composição de duas obras para instrumento solo e sons eletrônicos: Poissons Rouges (2020) e Vanishing Point (2017).
15h00 – Mesa redonda – Moderação José Henrique Padovani (UFMG)

05 Junho

10h00 – Manu Falleiros (Unicamp) - Parametrização de eventos sonoros para video-partitura
10h20 – Ale Fenerich (UNIRIO) - Composição com gravações de campo e anotações de sonhos
10h40 – José Henrique Padovani (UFMG) “Imaginários sonoros": abordagem colaborativa de criação, ensino, pesquisa e extensão voltada às artes digitais e à música mista.
11h00 – Mesa redonda – moderação William Teixeira (UFMS)
12h-14h PAUSA
14h00 – William Teixeira (UFMS) - Contingências e possibilidades para a performance da música mista
14h20 - Tatiana Catanzaro (UnB) - Processo composicional em Intarsia, para viola e eletrônica em tempo real (2012, revisada em 2015)
14h40 – Rodolfo Valente (USP/UAM/EMESP) - Materialidade instrumental, materialidade eletrônica.
15h00 – Mesa redonda – Moderação e encerramento - Pedro Bittencourt (UFRJ)