III Congresso da TeMA e IV Congresso Internacional de Música e Matemática

Com os temas "Teoria Musical no Brasil – Diálogos Intercontinentais"  acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, os eventos simultâneos III Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) e o IV Congresso Internacional de Música e Matemática. Serão palestras, conferências, mesas temáticas, comunicações e três concertos, abertos ao público.

2019temacartazA iniciativa é da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) e do Grupo de Pesquisas MusMat.

O evento é organizado pela Escola de Música (UFRJ) e vai receber convidados de outras universidades e estados, como UNIRIO, UNICAMP e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paraíba (UFPB), São Paulo (USP), Bahia (UFBA) e Maranhão (UFMA). Dentre as numerosas mesas temáticas, conferências e comunicações, também participarão convidados internacionais, da Universidade Nacional de La Plata (Argentina), Universidad de Guadalajara (México), IRCAM/CNRS (França), Universidade de Coimbra (Portugal), Yale University (Estados Unidos) e Rochester University (Estados Unidos).

Participam da realização também o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ e o Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.

O evento discutirá o estado da arte no campo da teoria e análise musical, em diálogo com as bases teóricas advindas de outros continentes, principalmente a América do Norte, Europa e América Latina. Alguns campos teóricos considerados mais presentes nas pesquisas nacionais foram selecionados para debate, tais como:  Teorias Tonais; Teorias Pós-Tonais; Teorias rítmicas e métricas; Teorias da Textura; Teorias da Música Popular;  e Teorias e tecnologias atuais.

A programação do evento pode ser consultada aqui.

SERVIÇO
22º andar do Clube de Engenharia. Av. Rio Branco, 124 – Metrô Estação Carioca - Cntro, Rio de Janeiro – RJ. (21) 2178-9200 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Dias 21/10 a 25/10, segunda a sexta-feira, das 08h às 18h Entrada franca.