Concertos UFRJ homenageia Luiz Heitor, com cinco programas sobre seu livro “150 Anos de Música no Brasil”

Todas as quartas de setembro, 22h, na Rádio MEC FM, o programa Concertos UFRJ homenageia o professor da Escola de Música Luiz Heitor Correa de Azevedo (1905-1992), com um passeio por "150 anos de música no Brasil", a partir de seu livro homônimo, lançado originalmente em 1956 e relançado em 2016, em edição da Biblioteca Nacional.

150 anos de musica blog 1.jpgLuiz Heitor entrou no então Instituto Nacional de Música em 1932, com 27 anos de idade, para organizar a biblioteca, que funcionava inicialmente onde fica hoje o Salão Henrique Oswald. Dois anos depois, passou a acumular a função de editor da Revista Brasileira de Música, pioneiro desse campo no país. Foi ainda professor de Folclore, trabalhando na instituição até 1946, quando se fixou em Paris, trabalhando para a UNESCO.

E reedição de seu livro "150 anos de Música no Brasil (1800-1950)" ganhou um valioso texto de apresentação de Ricardo Tacuchian eou a prosa vívida de Luiz Heitor, que descreve com total intimidade episódios desde o período da música colonial até o grupo Música Viva, da época do lançamento do livro. Por suas páginas desfilam nomes que vão de José Maurício Nunes Garcia a Edino Krieger, que teve suas obras comentadas e criticadas, sempre de forma a estabelecer um fio histórico, um conexão artística.

Com produção e apresentação de. Henrique Cazes, da série estreia dia 1 de setembro e se estendeu ao longo de mês, ficando depois disponível no site de podcast do Programa de Pós-Graduação Profissional da Escola de Música da UFRJ.