Concertos UFRJ está de volta em abril

Após um recesso de mais de três meses o programa radiofônico Concertos UFRJ, resultado de um convênio da Escola de Música (EM) com a Rádio MEC, volta ao ar no início de abril com uma série de novidades. A partir do dia 7 o público poderá matar a saudade – encontro marcado com a boa música toda quarta-feira, às 22h, na sintonia 99.3 FM.

2021villa lobosConcertos UFRJ, transmitido pela primeira vez em agosto de 2010, está no ar há mais de uma década. Desde 2016 a curadoria esta a cargo do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS), contando com a produção e apresentação dos professores Aloysio Fagerlande e Henrique Cazes.

Villa-Lobos

No retorno, Concertos UFRJ destaca uma série dedicada a Villa-Lobos e algumas de suas múltiplas produções, como o Choro, a música de câmara e a música sinfônica.

O programa inicial apresenta uma gravação ao vivo realizada na Radio France em 2009, com Henrique Cazes, Marcello Gonçalves e o Quinteto Villa-Lobos, durante um Festival Villa-Lobos promovido pela Embaixada do Brasil e Ministério da Cultura da França.

Como convidados nas edições seguintes os maestros Roberto Duarte e Gil Jardim (USP), além de Luis Carlos Justi, oboista, Paulo Sergio Santos, clarinetista e Philip Doyle, trompa.

Podcast

Além de ir ao ar toda semana, a série de programas fica armazenada em podcast na página do PROMUS, constituindo importante repositório para pesquisa de fontes primárias.