Clarice Assad na UFRJ

Na próxima terça-feira, dia 18, a Escola de Música recebe a compositora e pianista Clarice Assad para uma conversa com os alunos. Clarice vive em Chicago e está de passagem pelo Rio de Janeiro. A entrada é franca.

O encontro acontece às 17h no Prédio III de Aulas, Edifício Ventura, e é uma iniciativa do Núcleo de Estudos do Violão (NEV) do programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. A coordenação é da professora Márcia Taborda.

Clarice Assad

Compositora, pianista, arranjadora e cantora, Clarice Assad faz parte de uma família de músicos cuja contribuição para a cultura brasileira é de grande relevância. É filha de Sérgio Assad e sobrinha de Odair Assad.

As composições de Clarice Assad incluem peças para uma variedade de instrumentações, incluindo obras para piano, violão, bem como um repertório para conjuntos de câmara e obras orquestrais. Embora os conjuntos para os quais escreve sejam sobretudo de música de concerto, sua composição tem sido fortemente influenciada pela música brasileira, Jazz e World Music. Suas obras orquestrais Nhanderú e Terra Brasilis, encomendadas e estreadas pela Orquestra Sinfônica de São Paulo, são bons exemplos de seu interesse pelas tradições musicais brasileiras.

Clarice Assad contribuiu significativamente para o desenvolvimento do repertório do violão clássico, tendo escrito obras que vão desde solo a duo (Valsas do Rio) e quartetos como a peça Bluezilian, que se tornou uma referência no repertório de quartetos de violão. Obras maiores incluem três concertos: Álbum de Retratos, encomendado pela Orquestra de Câmara ProMusic para dois violões e orquestra, Saci-Pererê, para violão solo e orquestra de câmara, encomendado pela Fundação Harris e um Concerto para dois violões e orquestra de cordas, encomendado pelo Brazil Guitar Duo.

Os trabalhos de Assad tem sido publicados na França (Editions Lemoine), Alemanha (Trekel), nos Estados Unidos - pela Virtual Artists Collective Publishing e Criadores do Brasil.

SERVIÇO
Prédio de Aulas III da Escola de Música. Edifício Ventura Corporate Towers Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste CEP 20031-170