Balé sobre música de Villa-Lobos é assunto de palestra

Charlotte Riom, professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, profere dia 28 de novembro palestra sobre o tema “Trilogia Amazônica, o balé sobre música de Villa-Lobos”. Ela é a convidada da IV Jornada do Grupo de Pesquisa Novas Musicologias do Programa de Pós-graduação em Música (PPGM), onde realiza pós-doutorado sob orientação de Maria Alice Volpe.

Reproduão
 charlotteriom
 Charlotte Riom (FGV/UFRJ).

O evento acontece das 16 às 18h na Sala 2103 do Prédio III da Escola de Música, Edifício Ventura. A entrada é franca.

Dançarina e musicista, com pesquisas transdisciplinares que tratam da dramaturgia musical no balé, dos diálogos das artes e das relações entre a música e a dança, o objeto de sua pesquisa é a Trilogia de Villa-Lobos.

Palestrante

Charlotte Riom é atualmente professora adjunta da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, onde é responsável pelo programa internacional de formação cultural, Cultura europeia: herança e modernidade. Está concluindo o pós-doutorado sobre a Trilogia Amazônica, pela UFRJ dentro do grupo de pesquisa novas musicologias.

Possui uma graduação em musicologia pela Universidade François-Rabelais em Tours (2003). Conclui sua graduação pela Universidade de York (UK) em musicologia (Erasmus 2002/2003). Possui um mestrado (2005) e um doutorado (2010) em musicologia e artes pela Universidade Paris-Sorbonne. Assistente de língua francesa e formada em FLE pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign (EUA 2008/2009). É titular do DAEFLE (Diploma de Aptidão ao Ensino do Francês Língua Estrangeira) pela Aliança Francesa-RJ (2015). Dançarina e musicista, suas pesquisas transdisciplinares tratam da dramaturgia musical no balé, dos diálogos das artes e das relações entre a música e a dança. Concluiu o primeiro ano em notação Benesh no Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Paris (CNSMDP - 2008). É autora de diversas publicações em sua área de atuação: «Roland Barthes: a música como linguagem do corpo». In: Anais do SEFIM - Interdisciplinar de Música, Filosofia e Educação, UFRGS, v. 3, n. 3, 2017, dirigido por Raimundo Rajobac, p. 271-282. «À maneira dos Balés Russos: uma ausência naturalmente percebida». In: Dança, Université Federal de Bahia, v. 2, n. 2, jul/dez 2013, p. 3750. «Representação e análise do corpo cênico: a notação coreográfica Benesh». In: TAVARES, Joana e KEISERMAN, Nara (orgs). O Corpo Cênico entre a Dança e o Teatro. São Paulo: Annablume, 2012, p. 257-267.

Novas Musicologias

O Grupo de Pesquisa Novas Musicologias foi criado em 2002, sediado no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vinculado à Linha de Pesquisa “História e documentação da música brasileira e ibero-americana”. Liderado pela professora Maria Alice Volpe, a proposta norteadora do GP constitui-se numa prática musicológica integrada a uma reflexão conceitual da área de música, em sua intradisciplinaridade e interdisciplinaridade, visando a uma reflexão transdisciplinar que resulte em crescente integração entre a musicologia histórica, a etnomusicologia, a análise musical e os estudos das práticas musicais. Ocupa-se de problemas teórico-conceituais da musicologia tout court empenhando-se no estudo crítico do discurso historiográfico-musical colocado à luz dos paradigmas de disciplinas nas quais a prática musicológica tem se respaldado, sobretudo no campo das ciências humanas e sociais.

As reuniões semanais (quartas-feiras das 10h às 13h, Sala 2105 do Prédio III da Escola de Música) propiciam interação, compartilhamento de informações e desenvolvimento dos projetos de pesquisa com alunos de todos os níveis: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado.

Novas Musicologias está aberto para adesão de participantes que queiram colaborar com a proposta norteadora do projeto.

SERVIÇO
Sala 2103 do Prédio de Aulas III. Edifício Ventura Corporate Towers. Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste CEP 20031-170. Telefone:(21) 2262-8742.