ABSTRAI ensemble lança primeiro CD

Com um concerto, dia 28, na Sala Cecília Meireles o grupo ABSTRAI ensemble lança seu primeiro CD. Intitulado “Experiência”, traz obras recentes dos compositores brasileiros Roberto Victorio, Rodrigo Lima, Michelle Agnes, Pauxy Gentil-Nunes, além do português João Pedro Oliveira, do grego Phivos Angelos-Kollias e do francês Didier Marc Garin. As peças são dedicadas ao ABSTRAI e foram gravadas pela primeira vez.

abstrai ensemblecapacdO álbum, que conta com a direção do saxofonista, professor e pesquisador da Escola de Música Pedro Bittencourt, é uma produção independente, disponibilizada em CD físico e nas principais plataformas digitais pelo selo Casa Estúdio.

O conjunto é um dos principais campos de experimentação do Grupo de Pesquisa Perfomance Hoje, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM-UFRJ), do qual vários dos seus membros fazem parte.

Música do Século XXI

O ABSTRAI é um grupo de música de câmara contemporânea integrado por instrumentistas e compositores de renomada carreira, todos residentes no Rio de Janeiro. Segundo seu slogan “faz música do século XXI para quem vive no século XXI” e se dedica ao repertório dos séculos XX e XXI, principalmente em colaborações com compositores vivos (brasileiros e estrangeiros). Além de peças musicais instrumentais e vocais, o grupo utiliza regularmente nos seus concertos e diversas atividades as últimas tecnologias digitais (eletroacústica e música mista). O grupo se dedica também a atividades pedagógicas como oficinas, master-classes, encontros de interpretação musical/composição, além de concertos comentados, contribuindo pela formação de público de música de concerto no Brasil.

O ABSTRAI tem se apresentado nos principais festivais e salas de concerto brasileiras, além de uma turnê pelo México. Participou do 55° Festival Villa Lobos (RJ) em 2017, da VI Semana Internacional de Música de Câmara em 2017 na Cidade das Artes (RJ), das Bienais de Música Contemporânea Brasileira em 2013 e 2015 (RJ), do Festival Música Estranha na histórica Sala do Conservatório (SP), da série Partituras do Sesc Pompéia (SP), do Festival de Inverno de Ouro Preto (MG), do Festival de Música de Londrina (PN), do Panorama da Música Contemporânea Brasileira (RJ), do Festival Internacional de Música de Câmara (RJ) das temporadas do CCBB (RJ), da Sala Cecília Meirelles (RJ), do Espaço Guiomar Novaes (RJ), da Cidade das Artes (RJ), do Parque Lage (RJ) e do Instituto Cervantes (RJ). Realizou concertos e participou de programas de rádio no México em 2014 com apoio do Ibermúsicas. Também apresentou o seu repertório e suas propostas musicais em programas nacionais de TV, como o programa Partituras e o Estúdio Móvel, ambos da TV Brasil (EBC).

SERVIÇO
Sala Cecilia Meireles, 28 de setembro, às 20h. Largo da Lapa, 47. Centro, Rio de Janeiro. CEP. 20021-080. (21) 2332-9223 e (21) 2332-9224. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./sala. Ingressos (R$40) à venda na bilheteria ou através do site www.ingressorapido.com.br

ABSTRAI ensemble — 28/09/18 — 20h — Sala Cecília Meirelles
Lançamento do CD “Experiência”