Orquestra Sinfônica da UFRJ na Sala Cecília Meireles

O programa aborda compositores de diferentes nacionalidades com obras compostas no século XIX. Abre com a ‘Marcha Escocesa’ sobre um tema popular, escrita pelo francês Claude Debussy para piano a quatro mãos em 1891 e orquestrada em 1908. O tema principal, após uma breve introdução, é apresentado pelo oboé, remetendo assim à sonoridade das gaitas de fole típicas daquele país, mas revestida por cores francesas. O ‘Concerto para Quarteto’ do alemão Ludwig Spohr é um bom exemplo da junção da música de câmara com a orquestral por um compositor que foi exímio violinista e que deixou uma enorme produção de quartetos de cordas e concertos para violino, ou seja, a chamada música pura, sem conexões extra musicais. Já Tchaikovsky escreveu várias obras orquestrais inspiradas em textos literários.

Portal de Eventos OSUFRJ 06 NOVA ‘Abertura Fantasia Romeu e Julieta’ teve por inspiração o famoso texto de Shakespeare e é uma das composições mais conhecidas e executadas do compositor russo. A trágica história é de todos conhecida, ou seja, dois jovens amantes cujo destino é selado pelo ódio entre suas famílias rivais. Tchaikovsky estrutura a composição não como uma ilustração da narrativa literária, mas preparando o ouvinte para o desenlace trágico. Três temas caracterizam os seguintes personagens: o Frade Lourenço (tema solene, de caráter religioso em forma de coral), os Montéquios e os Capuletos (tema rítmico e acentuado pelo uso da percussão, que remete à luta entre as famílias) e Romeu e Julieta, cujo tema lírico e apaixonado expressa musicalmente o amor entre os jovens amantes.

Quarteto Suassuna
Formado em 2019, o conjunto nasceu inspirado na sensibilidade e grande dedicação do renomado escritor Ariano Suassuna à arte e à cultura brasileiras, prestando-lhe esta homenagem. Fábio Peixoto e Andréia Carizzi são membros efetivos e spallas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Samuel Passos é, desde 2011, integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB; Glenda Carvalho é violoncelista do Quarteto de Universidade Federal Fluminense. O Suassuna, dentre outros eventos, participou do Arianna Chamber Music Festival, em Saint Louis, Missouri, EUA, como representantes brasileiros da música de câmara para quarteto de cordas.

Atuaram como solistas na Série Brasilianas 2019, em comemoração aos 74 anos da Academia Brasileira de Música, na Sala Cecília Meireles, à frente da Orquestra Sinfônica da UFRJ com o Concerto para quarteto de cordas de Claudio Santoro. Apresentaram-se também no Festival de Música de Santa Catarina – FEMUSC 2020, sob a orientação do Arianna String Quartet, sendo convidados para a primeira edição do Festival de Música de Gramado e para apresentações no Canadá. Outros eventos importantes foram o Festival de Inverno de Petrópolis, a Série UniRio Musical e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea.

Felipe Prazeres
Um dos mais conceituados músicos de sua geração, Felipe Prazeres é músico efetivo e spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, atualmente exercendo a função de regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É também spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica. Foi um dos criadores da Academia Juvenil, projeto educativo da OPES onde desenvolve um trabalho de orientação musical de cerca de 35 jovens músicos a cada ano, oriundos de projetos sociais. De 2014 a 2018, foi maestro assistente de Isaac Karabtchevsky.

É diretor artístico e cofundador da orquestra Johann Sebastian Rio. Como regente, esteve à frente de orquestras como a World Youth Symphony, na Itália, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF) e Camerata Sesi. Foi o primeiro regente a dirigir uma sinfonia de Mahler com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. Em 2018 esteve à frente dessa mesma orquestra na Ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart. Na Johann Sebastian Rio dirige concertos com repertório de todas as épocas, mas com especial atenção à música barroca.

Detalhes do evento:

Dia(s): 6 nov 2023