Órgão e flauta no Leopoldo Miguez

A organista Gisele Sant’Ana e a flautista Clarissa Bomfim se apresentam dia 11 de dezembro no Salão Leopoldo Miguez. O espetáculo integra a Série Internacional Concerto Tamburini, que destaca o único grande órgão de tubos da cidade e dos poucos integrados a uma sala de concertos no Brasil.

2018giselesantana2018clarissabomfim
 Músicos. Da esq. para dir., Gisele Sant'Ana e Clarissa Bomfim.

No programa, obras Johann Sebastian Bach (1685-1750), Georg Böhm (1661-1733), Ovaldo Lacerda (1927-2011), entre outros compositores. O concerto, marcado para às 18h30, tem entrada franca.

Músicos

Gisele Sant’Ana. Bacharel em Música pela Escola de Música da UFRJ, onde graduou-se em Piano (2002), e Órgão (2006). É organista titular da Igreja Presbiteriana de Copacabana e vem consolidando sua carreira com a participação em cursos com renomados mestres do cenário organístico internacional: Luigi Ferdinando Tagliavini, Ludger Lohmann, Michel Bouvard, Matteo Imbruno, Joachim Walter, Julia Brown, entre outros. Como intérprete solista e acompanhadora, tem atuado nas diversas áreas do cenário musical carioca. Integrou o PianOrquestra, grupo inovador de música instrumental contemporânea, sob a direção do pianista Cláudio Dauelsberg. Com o PianOrquestra, se apresentou no Brasil e no exterior com muito sucesso. Em 2009 concluiu seu Mestrado em Música - Órgão (2009) pela UNESP, sob orientação da Profª. Drª. Dorotéa Kerr, onde desenvolveu pesquisa sobre os órgãos construídos pelo organeiro Guilherme Berner na cidade do Rio de Janeiro.  Em 2010 foi contemplada com uma bolsa do DAAD para dar continuidade aos seus estudos de órgão na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart, na Alemanha, sob orientação do Profº. Drº. Ludger Lohmann, onde recebeu em 2012 mais um título de Mestre em Órgão. Como organista, tem realizado inúmeros recitais no Brasil e no exterior. Entre 2014 e 2017 foi professora da Escola de Música Villa-Lobos e atualmente é professora substituta de Contraponto na Escola de Música da UFRJ.

Clarissa Bomfim Andrade. Bacharel em Música pela Faculdade de Artes Santa Marcelina de São Paulo em 1986. Foi integrante da Orquestra da Rádio e Televisão Cultura de São Paulo (1998 a 2005) e da Orquestra Filarmônica de São Paulo. Participou, como flautista convidada, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de São Bernardo do Campo e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Atuou em diversos projetos de música de câmara do SESC e do SESI de São Paulo. Em 2008, integrou a Orquestra Philarmonia Brasileira, participando de uma turnê por diversas cidades dos Estados Unidos, tendo Branford Marsalis como solista. Concluiu o Mestrado em Musicologia Histórica pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro em março de 2012. No mesmo ano, sua dissertação de Mestrado foi contemplada com o Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música, o que possibilitou, em 2013, a publicação desse mesmo trabalho pela Editora UNESP (São Paulo). Esta publicação recebeu, inclusive, um apoio financeiro concedido por concurso, promovido pela Association Internationale Maison d'Auguste Comte de Paris, (França). Além do trabalho de pesquisa em musicologia histórica, desenvolve atividade como professora, e participa de grupos de música de câmara e de orquestras em Musicais.

Salão Leopoldo Miguez. Rua do Passeio 98, Centro. Rio de Janeiro.

SALÃO LEOPOLDO MIGUEZ

11 de Dezembro, terça-feira, 18h30h

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Sonata II em Mi b Maior (BWV 1031)